Caminhada Histórica volta ao formato presencial no dia 18 de dezembro

 


A Caminhada Histórica de Natal voltará ao formato presencial no próximo dia 18 de dezembro, e já convocou os interessados em registrar o passeio  em seu 4º Concurso de Fotografia. Dentro da programação da 10ª Caminhada, o concurso busca fortalecer a identidade cultural da cidade e elevar a auto-estima dos natalenses. O tema para este ano é “Fotografando Momentos e Redescobrindo a Nossa História”, um mote que serve para a própria existência do projeto. 

Para participar, basta estar no passeio e ficar atento aos melhores ângulos que estarão na rota do centro histórico. Apenas fotografias feitas durante a 10ª Caminhada Histórica de Natal poderão participar do concurso. Cada fotógrafo pode enviar entre uma e cinco imagens para concorrer na categoria 'Profissional', e quantas fotos quiser na categoria 'Amador'. Será premiada no máximo uma imagem por participante.  A premiação somará um total de seis mil reais divididos entre os três primeiros lugares de cada categoria. 

De volta ao formato presencial, a Caminhada Histórica oferecerá de novo aos seus participantes a oportunidade de estar de frente à história da cidade. Um passeio por 400 anos de história, em uma hora e meia. O trajeto passa por monumentos construídos entre os séculos 17 e começo do 20,  passando pela Cidade Alta e Ribeira, os dois bairros mais antigos da capital potiguar. 

São cenários conhecidos, como as igrejas coloniais – Matriz, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Santo Antônio (Igreja do Galo) e Bom Jesus da Ribeira; os solares Bela Vista e João Galvão; o Palácio “Potengi” da Cultura; o Memorial Câmara Cascudo; Instituto Ludovicus (a casa de Câmara Cascudo); o antigo prédio do Iphan; o sobrado do Museu Café Filho; a Rua Chile, seus casarões e sobrados; a Praça Augusto Severo e o Museu de Cultura Popular, entre outros.

Segundo o produtor Jarbas Filhos, idealizador da Caminhada,  o evento se justifica por ter uma pluralidade ímpar. “A Caminhada aborda a história da cidade, a cultura, a educação das pessoas, e o turismo, ao mostrar que Natal não é só praia, além de fomentar a economia, incentivando a preservação daquela área. Até a saúde é contemplada, pois é um grande exercício físico”, completou. 

Serviço:
10ª Caminhada Histórica de Natal e 4º Concurso de Fotografia.  Dia 18 de dezembro. 

Tribuna do Norte