Caminhada Histórica de Natal acontece nesse sábado (18)

 


Nesse sábado (18), a Caminhada Histórica do Natal terá seu retorno em edição presencial, seguindo todos os protocolos de segurança determinados pelo decreto do Estado do Rio Grande do Norte. A concentração acontece a partir das 14h na Praça André de Albuquerque, no Centro de Natal, com percurso até a praça Augusto Severo e conclusão com o show musical do Concurso de Música da Cidade do Natal que acontece no auditório do SESI, no centro.

As inscrições estão abertas. O voucher para recebimento do kit da Caminhada pode ser trocado por 2 kg de alimentos não perecíveis no Frigoiás (Roberto Freire e Prudente de Morais, das 7h às 18h), Avohai (Centro e Alecrim - 9h às 17h) e Videira (quarta, das 19h30 às 21h e domingo, das 9h às 21h).

O projeto, que chega à sua décima edição, tem como objetivo resgatar a identidade natalense, sempre valorizando o acervo histórico da capital e as produções artísticas locais. Além disso, os concursos de fotografia, música e redação vão deixar um legado que ficará disponível para toda a população.

Concurso de Fotografia
Em sua quarta edição, o Concurso Fotográfico de Natal possui como tema “Fotografando Momentos e Redescobrindo a Nossa História” e volta ao formato original, acontecendo de forma presencial, no mesmo dia da Caminhada. Apenas fotografias feitas durante a 10ª Caminhada Histórica de Natal, no dia 18 de dezembro 2021 (sábado), poderão participar do Concurso e cada fotógrafo pode enviar entre 1 e 5 imagens para concorrer na Categoria Profissional e quantas fotos quiser na Categoria Amador. Sendo premiada no máximo uma imagem por participante.

A premiação somará um total de 6 mil reais divididos entre os 3 primeiros lugares de cada categoria. Para conferir o edital completo, com todas as informações necessárias para participar, acesse o site: https://linklist.bio/vivaentretenimento

Concurso de Música
O 3º Concurso de Música chega à fase final no dia 18 de dezembro, no Espaço Cultural Ruy Pereira, encerrando a 10ª Caminhada Histórica do Natal. São 12 finalistas que concorrem com canções sobre a história e a cultura da capital potiguar. Com o Concurso de Música, busca-se divulgar e difundir a música potiguar, principalmente aquela não contemplada no dia a dia pelos meios de comunicação. As músicas serão disponibilizadas nas plataformas de streaming, como Spotify e Apple Music. A final acontecerá após a Caminhada, a partir das 19h, e contará ainda com show especial de Groove e Khrystal e participação de Heli Medeiros.

Concurso de Redação
O 3º Concurso de Redação tem o intuito de despertar nos estudantes o interesse pela arquitetura, história, cultura e cidadania. Os participantes deverão escrever um texto dissertativo-argumentativo, com o tema: Café Filho – das Docas ao Catete: a trajetória do natalense que chegou à presidência da República.

As inscrições estão encerradas e o resultado será divulgado até o dia 18 de dezembro nas redes sociais. As três melhores redações renderão prêmios aos alunos e aos seus respectivos professores-orientadores. Os trabalhos apresentados serão analisados pela Comissão Julgadora, composta por três membros com notório saber, indicados pela Viva Entretenimento LTDA: João Maria de Lima, professor e escritor; Padre João Medeiros Filho, escritor e membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras; Anchella Monte, professora e escritora. Serão avaliados os critérios de pertinência ao tema proposto, a criatividade do trabalho, a clareza no desenvolvimento das ideias e a correção ortográfica e gramatical do texto.

“A Caminhada Histórica do Natal é a manifestação viva da nossa cultura, um projeto que busca manter vivas as nossas raízes. Nossa décima edição volta no formato presencial, seguindo todos os protocolos de segurança. É muito importante ver de perto os nossos monumentos e estar em contato com a população. Além disso, a Caminhada deixa um legado fundamental para o nosso povo, para que a nossa história nunca deixe de ser contada. Temos a revista, o guia, o documentário e toda a produção artística e os novos talentos que serão descobertos nos concursos”, disse Jarbas Filho, idealizador da Caminhada.

O projeto tem patrocínio via incentivo fiscal da Lei Djalma Maranhão pela Prefeitura do Natal, Unimed Natal, Arena das Dunas, D Beach Resort, Plano Urbanismo. E pela Lei Câmara Cascudo via Governo do RN, Fundação José Augusto, Coca-Cola, CDA Distribuidora e Frigoiás. Apoio: Visite Rio Grande do Norte e Pinacoteca. Realização: Viva.