Projeto de Lei cria o Programa Agente Mirim Ambiental

Texto é de autoria da vereadora Nina

Os vereadores de Natal aprovaram nesta quinta-feira (25) o Projeto de Lei 392 de 2021, de autoria da vereadora Nina (PDT), que cria o Programa Agente Mirim Ambiental no município de Natal. O texto tem como objetivo amparar por lei o programa, cujas atividades acontecem desde o ano de 2013 e são coordenadas por um grupo de Guardas Municipais de Natal, atendendo cerca de 80 crianças e adolescentes que moram nos arredores do Parque da Cidade.

O intuito da ação é promover a inclusão social, mediante a realização de atividades educativas sobre temas relacionados ao meio ambiental e a sustentabilidade. Voltado para crianças de 7 a 14 anos, o programa também promoverá o acesso a políticas públicas de

qualidade que garantam os direitos humanos de crianças, adolescentes e suas famílias, com promoção da equidade e inclusão social.

Para a vereadora Nina, a educação ambiental é uma forma abarcante de educação. Ela deve ser implementada através de um processo pedagógico participativo que procure criar no aluno uma consciência crítica sobre os problemas do ambiente e auxiliá-lo a ter uma

preocupação não somente com o bem-estar individual, mas com um bem-estar que vise a coletividade e as futuras gerações.

“O programa traz diversos benefícios para as crianças e adolescentes atendidos. Inclusive, sob o viés da educação ambiental. Estimular os jovens a se preocuparem com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente é um modo de garantirmos um futuro melhor para a sociedade”, destacou a parlamentar.