Pesquisa 98FM/Smart Pesquisa confirma liderança de Bira Marques com 73,33%, contra 19,90% de Idamilton
O ABC terá eleições no próximo dia 28 de novembro. Para avaliar o clima entre a torcida alvinegra, a 98 FM e a Smart Pesquisa de Opinião e Mercado fizeram uma pesquisa de opinião pública em dois jogos do Clube para buscar o novo perfil do torcedor alvinegro e também identificar a preferência do sócio para votar para presidente do clube.
Na pesquisa estimulada, em amostra só para associados, o atual presidente Bira Marques seria reeleito com 72,33%, contra 19,90% de Idamylton, candidato de oposição. Os outros índices são 0,49% para “nulo” e 7,28% que “não souberam responder”. Na espontânea, Bira aparece com 62,13%, enquanto Idamylton surge com 16,02%. Outros dois nomes também são citados: Ivan (ex-jogador) e Cláudio Porpino (assessor da presidência), ambos com 0,49%. Há ainda 20,87% de pessoas que não sabem.
A amostra teve vários comportamentos revelados da torcida do ABC nesse novo momento, após a volta ao estádio, em clima ainda de pandemia. Ao ser questionado sobre o melhor dia de ir aos jogos, o público da pesquisa respondeu o dia de domingo, com 52,67%. Na sequência, aparecem sábado (39%), quarta-feira (6%), terça-feira (1%), quinta-feira (0,33%) e não sabem (1%). Já o melhor horário para os jogos ficou às 16h, com 66,67%, seguido por 17h (12,33%), 18h (6%), 19h e 20h (4,33%).
Ao ser questionado sobre os motivos da ausência no Frasqueirão, o público respondeu que a “falta de transporte público” é o principal item, com 27%, seguido por desempenho do futebol em campo (12,33%), falta de segurança (10,33%), falta de dinheiro (9%), trabalho (8,33%), pandemia (3,33%), horário (3,33%), falta de conforto no estádio (2,33%).
Já sobre a frequência na loja oficial do Clube, 9% dos torcedores responderam que estão indo semanalmente; 3,33% a cada 10 dias; 21,67% semanalmente; 23,34% anualmente; 10,33% nunca foram; e 2,33% não souberam responder.
Já sobre a qualidade dos produtos da loja oficial do Clube, 43% dos torcedores consideram “bom”; 40,66% “ótimo”; 8% “regular”; 0,67% “ruim”; 1% “péssimo”; e 6,67% “não sabem”.
Sobre emissora de rádio de preferência para informações esportivas, a 98 FM lidera com 55,66%, seguida da 96 FM com 5,33%; Jovem Pan com 4,67%; CBN Natal com 4%; 2,66% Rádio Satélite; 95 FM com 1,67%; MIX e Universitária FM com 0,67%, cada; 97FM com 0,33%. Outros 19% não escutam rádio; e 4,67% não sabem.
Para a pergunta sobre qual o Blog que se informa sobre futebol do RN, os torcedores apontaram Marcos Lopes, que lidera com 22%, seguido do GERN com 20%, e Blog do BG com 14%. Na sequência, são citados os seguintes nomes: Blog do Clube (13%), ABC Minha Vida e N4 (6%), Portal ABC e Blog da Tribuna do Norte (4%); ABC FC Notícias, ABC Notícias e Mallyk Nagib (3%); Edmo Sinedino, Esportes do RN e Futebol do RN (2%).
Quando a pergunta é sobre “qual profissional de imprensa que se informa sobre o futebol do RN”, os torcedores apontaram o radialista Marcos Lopes, com 27,68%, seguido pelo jornalista Rodrigo Ferreira (7%), o jornalista Mallyk Nagib (3,68%). Na sequência, surgem os seguintes nomes: Jackson Capixaba (2,33%), Edmo Sinedino (2%), Marco Aurélio (1,67%), Aquino Neto e Pedro Neto com 1,33%, Dionísio Outeda “Gringo”, Itamar Ciríaco, Ademar Nonato e Alan Oliveira com 1%.
Torcida apoia acesso prioritário ao sócio torcedor
O primeiro jogo que contou com a presença do público no estádio Frasqueirão, após a liberação do Governo do RN, foi o confronto contra o Caxias/RS, pela semifinal da Série D do Campeonato Brasileiro. Questionado se o jogo deveria ser destinado apenas para sócios torcedores, 70,67% dos torcedores responderam que a decisão foi acertada, sendo 28,33% não concordaram, e 1% não soube responder.
Prioridades para o Mais Querido
Ao ser questionado sobre quais as prioridades do ABC para o futuro, a torcida respondeu que a Série B é o principal item, com 45,33%, sendo 21,33% para futebol de base, seguido por melhor estrutura do Frasqueirão (16,67%), futebol profissional (16,33%), transparência (11,33%), modernização do clube (8%), torcedor e dívidas (0,33%).
Sobre a possiblidade de modernização do estádio Frasqueirão, 69,66% dos torcedores aprovam a ideia, enquanto 23% reprovam. Outros 0,67% responderam “talvez”, e 0,67% “não sabem”.
Para “qual deve ser a capacidade média liberada para o torcedor no estádio no momento atual da pandemia”, 50,50% dos entrevistados responderam que deve ser acima 75%; 24,92% dos torcedores querem entre 51 a 75% da capacidade; 23,57% do público da pesquisa deseja entre 26 a 50% da capacidade do estádio; e para 1,01% dos participantes, até 25% de torcedores no estádio.
Sobre o programa de sócio, 81,07% dos torcedores estão satisfeitos, com 16,50% insatisfeitos e 2,43% que não sabem. E já os motivos que levam a não ser sócio, a questão econômica é o principal fator com 47,87%, seguido por “não vai ter benefícios” (27,66%), “sem tempo” (6,38%), “questão política da diretoria atual” (5,32%), “futebol fraco” (3,19%), “pandemia” (2,13%), “sem interesse” (2,13%) e “poucos jogos” (1,06%).
Sobre os patrocinadores do ABC, os participantes foram questionados sobre “qual é a primeira marca que vem a mente?”, a Sterbom lidera com 23,68%, seguido por Sams (10,67%), Unimed (8%), Caixa (5,33%), Eureka (4,33%), Rede Mais (3,67%), Adidas (3%), Comjol (2,67%), Timemania (2%), Ecocil (1,67%), EMS (1,47%), Lupo (1,33%), Brisanet (1%), Nota Potiguar (1%), Allian (0,67%), Erick Sports (0,67%), Livraria Câmara Cascudo (0,67%).
A pesquisa de campo 98 FM/Smart Pesquisa foi realizada com 300 entrevistados nas partes externa e interna do estádio Frasqueirão, em Natal, nos jogos contra a Aparecidense/GO (31/10), pela semifinal da Série D do Campeonato Brasileiro, e Sousa/PB (09/11), pela 3ª fase da Pré-Copa do Nordeste O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro de 5%. A Smart Pesquisa de Opinião Pública tem 25 anos de experiência de mercado.
98 FM