Mostra de curtas-metragens promove a estreia do drama “Destinos”

 


 A II Mostra Paulo Dumaresq de Curtas-metragens, a ser realizada no Bardallo’s Comida & Arte, em 16 de novembro, às 20h, promoverá o lançamento do drama “Destinos” (cor, 24’45”, 2021). O filme conta a história de Joaquim (Ruyter de Carvalho) e Anália (Isis de Castro), que se reencontram na madureza, após um relacionamento na juventude. O casal passa a morar junto no Centro Histórico, e com o tempo Joaquim apresenta sinais do Mal de Alzheimer. Viabilizado pelo edital Fomento à Cultura Potiguar 2020, da Fundação José Augusto, via Lei Aldir Blanc, “Destinos” é o primeiro curta de ficção do realizador Paulo Dumaresq.  

Os documentários “Lalá” (cor/p&b, 15’23”, 2020) e “Carneirinho de Ouro – Ode à Boêmia Natalense” (cor, 17’55”, 2021) também compõem o cardápio da Mostra. De acordo com Paulo Dumaresq, o ponto de interseção entre os curtas é a memória afetiva, tanto das personagens como do histórico Clube e Bar Carneirinho de Ouro, por meio de depoimentos. O doc também foi contemplado no Edital Fomento à Cultura Potiguar. Por sua vez, “Lalá” foi realizado com recursos próprios e numa parceria da Du’mar Cinematográfica (produtora de Paulo Dumaresq) com a Odara Produtora. O doc narra a história da empregada doméstica Alaíde Ribeiro Gomes, que serviu à família do realizador durante algumas décadas. Lalá faleceu em 30 de março deste ano vítima da Covid-19. 

“Creio que a Mostra movimenta a cena audiovisual de Natal, com a projeção de três curtas, o Centro Histórico e promove o reencontro das equipes que trabalharam nos filmes ”, observa Paulo Dumaresq.  

As equipes são formadas por profissionais que já atuam no mercado audiovisual natalense. Integram “Lalá”, Diogo Ferreira (direção de fotografia e câmera), Fábio de Oliveira (edição), Alessandra Brandão (produção de set e still), Nilson Eloy (som direto e mixagem), Antoanete Madureira (trilha musical) e Micael Martins (trilha original). Já o “Carneirinho de Ouro” conta com Alex Régis (direção de fotografia e câmera), Tiago Rocha (câmera adicional), Anderson Régis (assistente de fotografia), Marcelo Barroso (still), Camilla Natasha (direção de produção), Ana Paula Pimenta (produção de set), Priscila Régis (maquiagem), Suerda Morais (edição e produção executiva), Cristina Carla e Paulo Dumaresq (locução), Nilson Eloy (som direto e trilha sonora) e os entrevistados Eduardo Alexandre, Gutenberg Costa e Geazy Bethany. 

O elenco de “Destinos” teve o protagonismo de Isis de Castro (Anália) e Ruyter de Carvalho (Joaquim), além das atrizes Camilla Natasha (que também assina a direção de produção), Rejane Cunha, Ana Francisca Oliveira, Clara Menezes, Danilo Leite e Hallison Foguete. Por seu turno, a equipe é composta por Diogo Ferreira (direção de fotografia, câmera e edição), Alex Régis (imagens aéreas), Juca Santos (iluminação), Fábio de Oliveira (still), Franklin Mateus (assistência de direção), Cissa Cortez e Michele Dalpasqual (direção de arte), Ana Macêdo (maquiagem e cabelos), Thalita Vaz (produção de set e preparação de elenco), Suerda Morais (produção executiva), Nilson Eloy (som direto e trilha sonora) e Ramiro Júnior (trilha sonora). A Mostra tem o apoio da Odara Produtora, Projeto Kurta na Kombi e do Bardallo’s Comida & Arte. 

 

SERVIÇO:  

O quê? II Mostra Paulo Dumaresq de Curtas-metragens. 

Onde? Bardallo’s Comida & Arte. Rua Gonçalves Ledo, 678. Cidade Alta. 

Quando? 16 de novembro. 

Hora? 20 horas. 

Acesso? Livre.