Menino que pedia ajuda em lanchonete é levado por seguranças de shopping de Natal, fica preso 1 hora em sala e diz que foi agredido

 


Um menino que fazia artesanato e pedia dinheiro em uma lanchonete de um shopping da Zona Leste de Natal foi levado por seguranças na noite desta quarta-feira (3) e ficou com os vigilantes por cerca de 1 hora em uma área restrita do centro comercial até a chegada da polícia. Nesse intervalo, segundo ele relatou a testemunhas e à polícia, foi agredido com tapas e empurrões.

O episódio foi testemunhado por clientes do shopping. Ao PORTAL DA 98 FM, a biomédica Ana Luíza Salzer contou que fazia compras com a mãe quando viu o menino – segundo ela, de aproximadamente 8 anos de idade – sendo levado de forma ríspida pelos seguranças. Outras testemunhas que não quiseram se identificar também confirmaram a história.

Ela relata que o garoto estava sentado em uma loja do McDonald’s quando um segurança se aproximou e o levou. Momentos antes, o menino estava fazendo artesanato com palha de coqueiro para conseguir dinheiro para comprar um lanche. Ela suspeita que clientes tenham se incomodado com a presença do menino e chamado a segurança do shopping para que o garoto fosse retirado da loja.

Segundo Ana Luíza, o menino foi levado pelos seguranças com truculência. Ela conta que viu o momento em que um vigilante pegou o garoto pelo braço e levou para uma área interna do shopping. A partir desse momento, ela não conseguiu mais testemunhar o que ocorreu porque o acesso às dependências internas do shopping foi trancado.

Clientes tentaram acessar área restrita

Vídeos obtidos pela reportagem mostram vários clientes batendo na porta por onde o garoto foi levado. Pessoas que presenciaram a ação dos seguranças tentavam obter explicações e mais informações sobre o que tinha sido feito com o garoto. Outra testemunha disse que as pessoas tentavam abrir a porta para resgatar o menino, mas o acesso foi proibido.

Durante a confusão, outro menino que costuma pedir ajuda em lojas do shopping relatou que já tinha sido agredido pelos seguranças. “Ele bate ‘neu’. Vocês batem em crianças, são covardes. É um covarde. Bate em criança, quero ver bater num ‘boy’ do teu tamanho, otário”, disse o menino em vídeo obtido pela reportagem, mas que não será exposto para preservar a identidade das testemunhas que não querem se identificar.

Sem explicações por parte da segurança, os clientes decidiram chamar a polícia, que demorou cerca de 1 hora para chegar. Quando a Polícia Militar chegou, os seguranças contaram que o menino foi levado para uma sala da administração da empresa de vigilância para aguardar a realização dos procedimentos cabíveis.

“Quando chegamos lá, o menino estava com a cabeça abaixada, com a mãos entre as pernas. Estava totalmente apavorado, acuado, com medo. Só tinha homens adultos e falando um monte de coisas para ele. O policial mandou ele se levantar. Ele estava com os olhos vermelhos e disse que, no caminho para lá, um segurança empurrou a cabeça dele, deu tapas na orelha para ele andar logo, ligeiro”, afirmou Ana Luíza Salzer ao PORTAL DA 98 FM.

Seguranças negam agressão

A biomédica que presenciou o ocorrido disse que os seguranças negaram as agressões e explicaram que o procedimento é padrão. O menino é levado pelos seguranças porque a lei obriga que, nesses casos em que uma pessoa menor de idade entra no local sem acompanhante, a administração do shopping entre em contato com a família para que o garoto seja resgatado. Se não for possível, a polícia é chamada para levar o garoto para casa em segurança.

Depois das explicações, a PM saiu do shopping com o garoto e informou aos clientes e à segurança que levaria o menino para casa. Ele mora em uma comunidade na Zona Norte de Natal.

Outro lado

Procurado pelo PORTAL DA 98 FM, o shopping Midway Mall disse, através da assessoria de imprensa, que não vai comentar o episódio. A Polícia Militar falou que está apurando o caso.