Marcelo Queiroz: Com o avanço da vacinação, RN já respira

 


“A pandemia trouxe impactos profundos na economia potiguar, sobretudo para o comércio e serviços, segmentos representados pela Fecomércio RN e com participação de 76,49% no PIB estadual”.

Assim, o presidente da Federação da Comércio, Bens, Serviços e Turismo do RN, Marcelo Queiroz, abre seu depoimento enviado com exclusividade para o Agora RN por mais ocasião de mais um adversário do grupo de comunicação parceiro.

Eis o restante da mensagem, na íntegra:

“Empreendimentos de todos os portes foram afetados, mas os micros e pequenos, que são a grande maioria que compõe a nossa cadeia econômica, foram os que mais sentiram os efeitos da crise.
Ao longo dos últimos meses, com a ampliação da vacinação, iniciamos o processo de retomada, mas ainda temos um longo caminho a ser percorrido.

A população está endividada e o setor produtivo precisa de apoio governamental, especialmente na revisão de linhas de financiamentos, na condução das reformas estruturantes, como é o caso da Tributária, e no controle efetivo da inflação, a fim de que tenhamos um melhor ambiente de negócios.

Apesar de todo esse cenário, a boa notícia é que, nos primeiros nove meses deste ano, o Rio Grande do Norte recuperou os postos de trabalhos formais perdidos entre 2015 e 2020, quando vivemos uma grave crise econômica e o auge da pandemia. Neste período, foram perdidas 13.667 vagas e, somente até setembro deste ano, registramos mais de 30 mil postos formais.

O Turismo também tem obtido bons resultados desde julho e a expectativa é termos uma alta estação que chegue a movimentar algo em torno de R$ 1,2 bilhão. Para o Comércio, estamos projetando terminar o ano com um crescimento de vendas entre 5% a 7%.

O setor produtivo do Rio Grande do Norte fez o dever de casa ao longo desses meses de Pandemia. Por meio de ações da Fecomércio, nos articulamos, contribuímos com a construção dos protocolos sanitários e dos planos de retomada, além de termos, de uma forma geral, revisto processos internos e remodelado produtos e serviços, diante dos desafios da crise.

Como eu disse, temos pontos cruciais a serem superados em âmbito nacional para que, de fato, tenhamos um melhor ambiente de negócios em 2022 e possamos consolidar esse caminho para recuperação da nossa economia”.

AGORA RN