IBGE inicia teste para Censo 2022 no município de Passagem/RN

O teste para o Censo Demográfico 2022 do IBGE começou hoje (04) e segue até 07 de dezembro no Rio Grande do Norte. O município de Passagem, distante 69 quilômetros de Natal, é o único do estado a receber essa fase preparatória e decisiva da maior pesquisa sobre a população brasileira. 

A principal finalidade é testar os sistemas, equipamentos de informática e abordagem à população, mas o Instituto aproveitará a oportunidade para ensaiar outras atividades fundamentais do Censo, como a logística e comunicação.

O lançamento do teste ocorreu hoje pela manhã, em cerimônia no Ginásio Luizão, no município do Agreste Potiguar. O chefe da Unidade Estadual do IBGE no Rio Grande do Norte, Damião Ernane de Souza, explicou o motivo da escolha de Passagem. “O município estava com todo o mapeamento organizado. É um município que tem um porte populacional que a gente precisava e o terceiro ponto foi o apoio incondicional da Prefeitura", explicou Damião Ernane de Souza, chefe da Unidade Estadual do IBGE no Rio Grande do Norte.

O chefe do Executivo municipal ratificou a parceria no evento.“A prefeitura está dando total apoio, está cedendo uma estrutura para que o trabalho do IBGE seja 100% eficaz e que Passagem possa contribuir para que esse trabalho seja bem feito”, afirmou o prefeito Juninho Fagundes.

A auxiliar de serviços gerais Maria das Dores Marques, de 41 anos, foi uma das primeiras passagenses que recebeu o IBGE em sua casa. “No momento que vocês vem já é uma importância grande para a nossa cidade. A gente depende dessas informações do IBGE para a nossa cidade crescer”, comentou.

Censo 2022 pelo Brasil

Além do Rio Grande do Norte, haverá testes em municípios e localidades em outros 25 estados brasileiros e no Distrito Federal.  É a primeira vez na história que o IBGE realiza testes em todas as unidades da federação. Tudo isso para realizar com sucesso o Censo 2022 entre junho e agosto do próximo ano. 

O orçamento para a operação está garantido. Em outubro, a Secretaria Especial do Tesouro e Orçamento autorizou emenda ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA-2022), fixando o valor total de R$ 2.292.907.087,00 para o orçamento do Censo Demográfico 2022. Desse modo, o governo Federal cumpre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determina a “adoção de medidas administrativas e legislativas necessárias à realização do Censo Demográfico […], inclusive no que se refere à previsão de créditos orçamentários”. 

Tecnologia e proteção

A população poderá responder a pesquisa de três formas: presencialmente; pela internet; por ligação telefônica ou de celular. Quem responder presencialmente, vai ser entrevistado por um(a) recenseador(a) com máscara, protetor facial e identificado com colete e crachá (impresso e virtual).

Para que serve o Censo?

O Censo Demográfico é a única pesquisa que vai a casa de todos

 os brasileiros. O objetivo não é apenas a contagem da população, mas coletar dados essenciais sobre educação, condições de moradia, cor ou raça, trabalho e renda e outros temas. Dessa forma, é possível observar como o perfil da população e as suas necessidades mudam no decorrer do tempo. 

Os resultados podem orientar gestores de políticas públicas, guiar a tomada de decisão em negócios e servir de instrumento para o exercício da cidadania por qualquer brasileiro(a). Além disso, o Censo é fundamental para calibrar as amostras das demais pesquisas domiciliares do IBGE, fornecer insumos a institutos de pesquisa independentes e a acadêmicos.     

Teste de Passagem em números

5

sistemas testados

10

recenseadores

40

 servidores do IBGE no total


Passagem/RN

População: 3.114 habitantes.

Área:

41.215

 quilômetros quadrados.

Mesorregião: Agreste Potiguar.

Gentílico: passagense.

Salário médio mensal dos trabalhadores formais: 1,3 salário mínimo.

Produto Interno Bruto (PIB): R$ 32 milhões.

Fonte: IBGE.