Governadora visita exposição fotográfica que integra Semana Estadual de Promoção da Igualdade Racial

 


Exposição Essência Negra permanecerá em cartaz no Memorial Câmara Cascudo até o dia 30 de novembro.

 

A governadora do Rio Grande do Norte, professora Fátima Bezerra, visitou nesta terça-feira (16) a exposição fotográfica “Essência Negra: retratos de luta, resistência, dignidade e amor”, das fotógrafas Ana Cláudia Albuquerque e Kaline Lucena e do fotógrafo Rodrigo Campos. A Mostra está em cartaz no Memorial Câmara Cascudo, na Cidade Alta, onde fica até o dia 30 de novembro, e faz parte da programação da I Semana Estadual de Promoção da Igualdade Racial, promovida pela Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), com apoio da Fundação José Augusto.

 

Para realizar a exposição, a equipe de repórteres-fotográficos percorreu o estado visitando lares e recolhendo as histórias de vida de mulheres negras com faixa etária entre 62 e 106 anos, de comunidades quilombolas, de terreiros e de lideranças negras. São babalorixás, marisqueiras, professoras, quilombolas e bancárias retratadas em 22 fotografias que mostra a força dessas mulheres. Segundo a fotógrafa Ana Cláudia Albuquerque, muitas delas nunca haviam sido fotografadas.

 

Ao menos dez comunidades foram visitadas pelo trio, entre elas, Parnamirim, Portalegre, Mossoró, Bom Jesus, Macaíba e Porto do Mangue – num trabalho de imersão histórica, religiosa, cultural e memorialística. Essas mulheres deixam seus legados na defesa e representação de seus territórios e de suas famílias e a marca de suas histórias para seus ancestrais.

 

“É uma alegria do Governo do Estado ter chegado junto no apoio à exposição através da Semjidh e da Fundação José Augusto. Gostaria de parabenizar a sensibilidade das fotógrafas e do fotógrafo”, disse a governadora, enaltecendo a beleza das fotografias.

 

“Estamos promovendo a I Semana da Estadual de Promoção da Igualdade Racial. Estivemos esse fim de semana num acampamento quilombola de Sobrado, em Portalegre, estamos hoje aqui na exposição, e teremos ainda a entrega da Comenda Jatobá”, diz a titular da Semjidh, Júlia Arruda.

 

Também estiveram presentes na exposição o vice-governador Antenor Roberto; Giselma Omilê e Wanessa Fialho, da Semjidh; as vereadoras Brisa Bracchi e Divaneide Basílio; e a atriz Tony Silva, que fez uma performance evocando a ancestralidade africana e indígena.  

 

I SEMANA DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

 

Instituída pela Lei nº 10.136/16, a Semana da Igualdade Racial visa divulgar a cultura e a história negra no RN, promovendo um encontro dos diversos grupos populacionais negros, dos povos e comunidades tradicionais, quilombolas, indígenas, de religiões de matriz africana e afroameríndia, envolvendo essa população, as organizações e movimentos sociais, além de contribuir com o debate sobre o fortalecimento das políticas de promoção da igualdade racial no estado e com o combate ao racismo e à intolerância religiosa.

 

A programação iniciou neste fim de semana, na Comunidade Quilombola de Sobrado, em Portalegre, onde foi realizado um acampamento voltado para quem quisesse conhecer um pouco da vivência das comunidades quilombolas. Nesta terça-feira (16), houve a abertura da exposição “Essência Negra: retratos de luta, resistência, dignidade e amor”, que ficará até o dia 30 de novembro no Memorial Câmara Cascudo. E encerrando a semana, no sábado (20), será a vez da Feira Afro e Étnico-Racial, que acontecerá no Largo da Estação das Artes, em Mossoró, das 9h às 20h. 

 

Em Mossoró também será entregue a Comenda Jatobá, que irá homenagear personalidades negras e ações de promoção da igualdade racial. Foram indicações referendadas e aprovadas pelo Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPPIR) para dar visibilidade, tanto às ações de pessoas negras, mas também de profissionais que em seu campo de atuação tenham realizado ações de promoção da igualdade racial.