Festival Urbanocine 2021 Acontecerá Em Três Etapas


O Festival Urbanocine é um projeto que utiliza o cinema como ferramenta social e de educação audiovisual, atuando através de exibições, projeção em espaços públicos e ações formativas por meio das quais se debate, desde 2013, questões sociais, geográficas e identitárias relacionadas às cidades. Esse ano a programação oficial do Festival contará com 3 etapas com exibição na TV, online, uma etapa presencial, com mostra itinerante, além de oficinas e debates.

A Etapa TV será a Curta URBANOCINE - minissérie de TV/web produzida em parceria do Urbanocine com a TV Universitária e o Sebrae/RN, com 4 episódios, que narram um recorte da história do cinema potiguar, resgatando as primeiras produções de longas metragens nos anos 70, 80 e 90, passando pelas produções do DOC.TV nos anos 2000, embarcando no avanço das novas tecnologias e a larga produção de curtas metragens na década de 2010 a 2021, mas sem esquecer também as mostras de cinema aqui do estado do RN. Além desse conteúdo, cada episódio conta com um curta metragem a ser exibido no final de cada programa.  Todos os episódios contêm acessibilidade comunicacional, com audiodescrição.

A etapa online contará com mostra de curtas convidados, a mostra potiguar e a mostra BR (selecionados via convocatória pública) contando com filmes com acessibilidade, desenvolvidos pelo próprio Urbanocine em uma ação de trazer mais conteúdo cinematográfico com audiodescrição e acesso gratuito. Os filmes estarão disponíveis de 01 a 05 de dezembro no site www.urbanocine.com.br

E a etapa presencial acontecerá de forma itinerante, descentralizada em locais que dialogam com a proposta do festival de democratizar o acesso ao cinema a comunidades, zonas e grupos que se encontram a margem do processo de consumo de cultura e arte.

O Festival Urbanocine tem Realização da Ilha Deserta, com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Fundação José Augusto, via Lei Câmara Cascudo, Cosern e Grupo Neoenergia; com apoio do Sebrae RN e apoio cultural da Inter TV.

SERVIÇO

Festival Urbanocine

Etapa TV

Veiculação: TV Universitária - Canal aberto/ classificação livre

Dias 29 e 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro, às 18h

ETAPA ONLINE

Veiculação: www.urbanocine.com.br

De 1 a 5 de dezembro

ETAPA PRESENCIAL

04 a 16 de dezembro

Mais informações: @urbanocine