Ezequiel: “O RN será de grande importância nas prévias do PSDB”

Foto: Reprodução

As prévias do Partido da Social Democracia Brasileira, PSDB, ocorrem no dia 21 de novembro, domingo. Um total de 44.697 filiados e mandatários cadastrados votarão o representante do partido que disputará a presidência da República nas eleições de 2022. “Estamos indo à Brasília juntamente com os deputados estaduais Tomba e Gustavo Carvalho para participar das prévias presencialmente. Raimundo Fernandes e José Dias irão participar pelo aplicativo de votação dando unidade à bancada em apoio a João Doria”, disse Ezequiel Ferreira, deputado e presidente estadual do PSDB-RN.

Nas últimas semanas, relata Ezequiel, foram mobilizados mais de 30 prefeitos e os quase 25 vice-prefeitos que estarão presentes em Brasília e poderão votar diretamente nas urnas eletrônicas fornecidas e auditadas pela Justiça Eleitoral. Prefeitos, deputados e lideranças estaduais promoveram uma mobilização para que perto de 250 vereadores estivessem aptos a votar nas prévias do PSDB, fora de Brasília, pelo aplicativo Prévias PSDB.

Em outubro, a decisão da Executiva Estadual do PSDB/RN foi tomada no entendimento de que “João Doria é, dentre os postulantes nas prévias nacionais, o melhor candidato para retomar o desenvolvimento do país, preservar a democracia e estabelecer políticas públicas voltadas aos mais vulneráveis”, destaca Ezequiel que também preside a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

O cientista político e sociólogo Alberto Carlos Almeida, tem afirmado que o apoio da executiva estadual do PSDB do Rio Grande do Norte será fundamental para uma possível vitória do governador de São Paulo, João Doria nas prévias.

Alberto Carlos Almeida fez o cálculo baseado em informações que colheu nos Estados. A análise considerou votos em cada unidade da Federação e aponta vantagem do paulista sobre Eduardo Leite, sobretudo no Rio Grande do Norte. Pelos dados do cientista político, 90% dos filiados com cargos eletivos no RN aptos a votar, declararam voto à João Doria.

“O Rio Grande do Norte será de fato um diferencial nesta disputa. Proporcionalmente, o Estado detém maior força pró João Doria do que até mesmo São Paulo (Estado de origem de Doria). Costumo dizer que, entre os Estados do Nordeste, é na terra de Câmara Cascudo que Doria abre larga vantagem sobre o governador do Rio Grande do Sul”, argumentou.

Alberto Carlos Almeida ainda evidenciou que foi fundamental o apoio que João Doria recebeu do presidente do partido e da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira. “A executiva do PSDB no Rio Grande do Norte fechou com Doria logo no início da disputa. Esta decisão foi importante para o governador de São Paulo, mostra coesão do partido”, frisou.

“Temos uma forte expectativa da vitória de João Doria. Um nome com densidade nacional e que nesta reta final agregou apoios importantes em estados vizinhos no grupo de votantes de prefeitos, deputados e vereadores”, avaliou Ezequiel Ferreira citando Judite Botafogo, prefeita de Lagoa do Carro, PSDB-PE, que juntou-se a campanha de Doria e César Marques, prefeito de Aroeiras, PSDB-PB. Segundo Ezequiel, a recente incursão de João Doria pelo Nordeste promoveu a conquista de todos os deputados do Ceará e na Bahia recebeu a chancela de importantes nomes com o deputado Paulo Câmara.

“O senador, ex-ministro da saúde, ex-governador e ex-prefeito de São Paulo, José Serra, é mais um importante nome do PSDB a apoiar João Doria. O ex-governador e presidente do PSDB de Goiás, Marconi Perillo, que comandou o estado de Goiás por 4 vezes, é mais uma grande liderança Tucana que declarou apoio a João Doria nas prévias do PSDB, nesta reta final. Fernando Henrique Cardoso, o pai do real está pronto para votar no pai da vacina”, acrescentou.

Nas prévias do partido, o peso de cada eleitorado varia: o voto dos filiados conta como 25% do total final, o dos deputados federais, senadores, vice-governadores e ex-presidentes do partido somados também têm 25%, assim como o dos deputados estaduais. Os 25% restantes ficam com a política municipal, com 12,5% para prefeitos e 12,5% para vereadores.

Além de João Doria e Eduardo Leite, também concorre às prévias do PSDB com vistas à corrida eleitoral ao Palácio do Planalto em 2022, o ex-senador Arthur Virgílio. O Rio Grande Norte possui cinco deputados estaduais, 31 prefeitos, 24 vice-prefeitos, 244 vereadores e 22 mil filiados aptos a votar.