É Samba que elas querem! Coletivo Mulheres na Roda de Samba lança Vakinha online

Arrecadação será para a realização da edição potiguar do projeto Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba

Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba é um evento anual que acontece desde 2018, idealizado pela cantora e comunicadora carioca Dorina. O projeto tem o objetivo de reunir rodas de samba femininas espalhadas pelo país e por outros países, em um só dia, fortalecendo, promovendo e estimulando a presença e a atuação feminina no samba e homenageando as mulheres precursoras do samba nacional como Beth Carvalho, Leci Brandão, Elza Soares e neste ano, Alcione.

A edição 2021 está confirmada em 28 cidades do Brasil e 10 cidades do exterior (Paso de Los Libres e La Plata/Argentina, Valparaíso/Chile, Lisboa/Portugal, Roterdã/Holanda, Florença e Roma/Itália, Paris/França, Tóquio/Japão, Montevidéu/Uruguai) de forma híbrida, presencial e com transmissão pelo perfil oficial do evento nacional no Facebook, no dia 11 de dezembro, a partir das 17h.

Para a realização da edição potiguar do projeto, foi formado o Coletivo “Mulheres na Roda de Samba Natal” - uma coprodução de produtoras e artistas que já vêm fortalecendo o movimento cultural feminino nos seus projetos: Carol Queiroz (Caruru Produções), Cláudia Mariana (Mariaboa Produtora), Camila Pedrassoli (Guria Produtora), Valéria Oliveira, Dodora Cardoso e Dani Cruz.

Por se tratar de um projeto colaborativo, para que a roda de samba e as ações de divulgação aconteçam, o projeto lançou uma Vakinha online. Pessoas físicas, empresas, ativistas culturais e todo o público amante do samba podem somar esforços para fortalecer este movimento feminino na cena do samba potiguar. O valor arrecadado irá custear as despesas com produção, ensaios, transmissão ao vivo, registro fotográfico, além dos cachês das artistas e musicistas participantes, portanto a participação e colaboração de todos é de extrema importância.  As doações também podem ser realizadas via PIX no link https://vakinha.bio/2500263.

As ações do encontro potiguar estão acontecendo desde o início de outubro, através de uma chamada aberta para reunir e selecionar cantoras e instrumentistas de samba potiguares para o projeto. A partir dessa seleção, se juntam a Valéria Oliveira, Dani Cruz e Dodora Cardoso sete cantoras e 11 instrumentistas que irão compor a diversa e potente roda de samba deste ano: Analuh Soares, Hélia Braga, Íris Lima, Brígida Paiva, Jôsy Ribeiro, Laryssa Costa, Silvana Martins, Mônica Michelly (baixo), Silvinha Calixto (bateria), Ranah Duarte (Percussão), Rafaela Brito (Percussão), Priscila Matos (Teclado e Voz), Raquel Oliveira (Sax), Suzete Santos (Sax), Mariângela Figueiredo (Percussão e Voz), Gláucia Wanderley (Percussão e Voz), Silvia Marinho (Violão e Cavaquinho) e Denise Moreira (Violão e Voz).

Para os meses de novembro e dezembro estão programadas lives com convidadas que escreveram e escrevem a história do samba potiguar; além da tão sonhada e esperada roda de samba composta apenas por mulheres, tanto no palco, quanto nos bastidores, produção e comunicação.

Para saber mais sobre o encontro nacional acesse o destaque “O que é?” no perfil @mulheresnarodadesambanatal no Instagram.

SERVIÇO

Natal no 4º Encontro Nacional e internacional de Mulheres na Roda de samba – Homenagem a Alcione

Bar Galpão Zero4

Endereço: Av. Itapetinga, 274 - Potengi, Natal - RN, 59124-400

11 de dezembro, às 17h (Abertura da casa: 16h)

Couvert Artístico: R$ 8,00

* Para entrada no evento será exigida a comprovação do protocolo de vacinação contra a COVID-19

Apoio cultural: Bar Galpão Zero4, Atena Marketing, Sollar Comunicação e Sem Etiqueta

Colaboração online para a realização do projeto:

Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/e-samba-que-elas-querem-mulheres-na-roda-de-samba-natal

Doação via PIX: https://vakinha.bio/2500263