Pfizer completa 100 milhões de doses da vacina entregues ao governo federal neste domingo

 


Neste domingo (3),  a farmacêutica americana Pfizer completa o contrato de 100 milhões de doses da vacina contra Covid-19 entregues ao Brasil. O plano de entrega conta com quatro aeronaves com destino ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), somando 4 milhões de doses – é a segunda maior quantidade que a farmacêutica envia ao país em um único dia.

O primeiro dos quatro aviões pousou no terminal de Campinas às 5h35, carregado com 520.650 doses. O segundo, com 1,5 milhão de doses, aterrissou às 6h – essa operação esteve prevista inicialmente para ocorrer na sexta, no entanto acabou reprogramada pela empresa.

Um segundo contrato da farmacêutica americana com o Ministério da Saúde, para mais 100 milhões de doses, prevê as entregas entre outubro e dezembro.

“Pelo fato da última semana de setembro se encerrar numa quinta-feira (dia 30) os últimos lotes previstos para o mês chegarão até o dia 3 de outubro. Reafirmamos nosso compromisso com o Brasil para a entrega de 200 milhões de doses da nossa vacina até o final de 2021 conforme cronograma estimado em contrato, que considera 100 milhões de doses entregues até o final do 3º trimestre, e outras 100 milhões durante o 4º trimestre. Estamos trabalhando junto ao Ministério da Saúde nas etapas necessárias para que as entregas ocorram conforme o cronograma”, diz a Pfizer.

Até o momento, das 301 milhões de doses distribuídas, 240 milhões foram aplicadas, sendo 147,2 milhões de primeiras doses e 92,8 milhões de segundas doses ou dose única do imunizante. Com isso, 93,1% da população adulta já tomou a primeira dose da vacina e 58,7% já completaram o esquema vacinal. Além disso, 1,08 milhões de brasileiros já receberam no braço o reforço na imunidade.