No RN, cursos técnicos capacitam alunos da rede estadual para o mundo do trabalho

Cacau Lopes da Silva, gerente de Implementação e Desenvolvimento do Itaú Educação e Trabalho

Iniciativa, em parceria com o Itaú Educação e Trabalho, se deu por meio do desenvolvimento de uma metodologia pela FGV para a expansão e reorganização da oferta de cursos técnicos no estado

Implementar a oferta de cursos profissionais na rede pública, dentro do novo ensino médio, na perspectiva do itinerário de formação técnica profissional, tem sido um desafio de todas as redes de ensino do país. No Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN (SEEC) alocou esforços neste sentido, criando, em parceria com o Itaú Educação e Trabalho (IET) e por meio da contratação técnica da Fundação Getúlio Vargas (FGV), uma metodologia para a expansão e reorganização da oferta de cursos técnicos de qualidade e que estão em sintonia com o mundo do trabalho.

Para tornar a ação possível, as entidades desenvolveram, desde fevereiro deste ano, um processo de construção meticuloso que contou com um diagnóstico da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no estado, mapeamento dos cursos existentes, coleta e análise de dados de potencialidades econômicas da região para identificar oportunidades no mundo do trabalho e alinhar com a oferta de cursos técnicos. Com os dados em mãos, foi possível construir uma metodologia para reorganização e expansão da oferta de cursos que fazem sentido para os jovens potiguares.

Para colocar a metodologia em prática, foram realizados dois projetos-pilotos em duas escolas: na cidade de Parazinho, onde a Escola Estadual Senador Jessé Pinto Freire oferta os cursos técnicos em Meio Ambiente e Agroecologia; e no município de Acari, na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Professora Iracema Brandão de Araújo, que, a partir do resultado da metodologia, passará a ofertar o Curso Técnico em Vestuário.

Em Parazinho, com mentorias semanais feitas pela FGV e o IET com a escola, foi possível reorganizar o curso de EPT, levando em consideração as potencialidades sociais e econômicas da região e as expectativas da comunidade escolar. O objetivo da escola é, entre outros, ser referência estadual na formação técnica e profissional até 2023. O projeto também conseguiu firmar parcerias com instituições locais, que puderam oferecer desde oportunidades de trabalhos aos jovens e doação de equipamentos e materiais, até apoio em aulas práticas, pesquisas e eventos.

"As secretarias têm um grande desafio de concretizar o itinerário da EPT e dar forma ao trabalho como princípio educativo, possibilitando que os jovens possam vivenciar situações reais e de aproximação com o mundo do trabalho", diz Cacau Lopes da Silva, gerente de Implementação e Desenvolvimento do Itaú Educação e Trabalho (IET).

O outro projeto-piloto, em Acari, foi elaborado a partir de diagnósticos e identificação de potencialidades econômicas e sociais da região. Dentro das ações está prevista a doação de materiais, suporte técnico e apoio pedagógico, oportunidade de estágio, apoio de profissionais para aulas práticas. Ao final do processo, houve o deferimento do gabinete da secretaria estadual para a abertura do curso no ano que vem. A expectativa é atender entre 80 e 120 alunos.

A metodologia, agora, está sendo aplicada em outras seis escolas do estado, sendo parte focada em instituições que estão criando cursos de EPT, que serão ofertados em 2022, e outras três direcionadas a articulações com o mundo do trabalho, as quais já terão alinhamentos a partir do ano que vem. O objetivo é implementar a metodologia nas demais escolas do estado. "O programa de governo da professora Fátima Bezerra coloca a educação profissional como um grande desafio. Estamos trabalhando para expandir, melhorar e consolidar a rede de educação profissional em todo o Estado. Para isso, contar com a parceria do Itaú na construção dessa expansão será benéfico, pois realizaremos a troca de experiência nas muitas das etapas que essa modalidade de ensino tem, desde a metodologia a sintonia dos cursos ofertados com a realidade local. Uma parceria que fortalece o trabalho em curso no RN", frisa Getúlio Marques, secretário de Educação do RN.

Sobre o Educação Itaú e Trabalho

O Itaú Educação e Trabalho (IET) faz parte da Fundação Itaú para Educação e Cultura . Atua há mais de uma década em parceria com entidades civis e o poder público apoiando e incentivando a implementação de políticas de EPT, que contribuam para a melhoria da qualidade da educação, com foco, sobretudo, na formação para o mundo do trabalho.  Para o IET, a educação é um vetor de desenvolvimento social e econômico, por isso seu trabalho é no sentido de que os estudantes tenham uma formação qualificada para um futuro em constante mudança no mundo do trabalho e que possa criar o desejo nos jovens de seguir aprendendo em todas as etapas da vida.

Saiba mais no https://www.itaueducacaoetrabalho.org.br/.