Municípios atendidos pelo DEL Turismo ficam entre os 100 destinos mais sustentáveis do mundo em ranking de fundação holandesa


Reconhecimento é fruto do trabalho desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, na execução da metodologia alemã para o desenvolvimento sustentável

Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Tibau, na Costa Branca, estão entre os 100 destinos do mundo que mais desenvolvem práticas sustentáveis na gestão do turismo local. O reconhecimento foi anunciando na manhã desta terça (05), durante a cerimônia on-line do Sustainable Top 100 Destinations, realizada pela fundação holandesa Green Destinations.

Organização internacional, vinculada ao GSTC (Conselho Internacional de Turismo Sustentável), a Green Destinations é formada por especialistas em turismo sustentável do mundo todo, que certifica destinos turísticos pela avaliação na forma como gerenciam e administram seu patrimônio, ambiente, clima e a qualidade de sua oferta turística.

Este é o segundo ano que São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul aparecem na seleta lista. A premiação é inédita para Tibau, município localizado na região da Costa Branca do RN. Participantes do DEL Turismo - programa desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, para elaborar e implementar um modelo de gestão focado no desenvolvimento sustentável do turismo local -  para concorrer ao prêmio, os destinos precisaram apresentar cases de sucesso locais, desenvolvidos sob consultoria das equipe técnica do programa.

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destaca a premiação como um dos frutos gerados por meio das parcerias internacionais entre o Sistema e a Alemanha. 

“Pelo segundo ano seguido o RN está em um ranking mundial sobre práticas sustentáveis, graças ao trabalho que desenvolvemos por meio de acordos internacionais, como o Projeto Verena e Rede DEL Turismo, metodologias que tem como foco trazer ao nosso estado o desenvolvimento do turismo, atividade protagonista em nosso cenário econômico. O DEL tem transformado os modelos de gestão pública e privada nas localidades onde tem sido implantado, trazendo resultados que criam novos diferenciais competitivos e colaboram para o desenvolvimento da atividade turística local e divulgação internacional do nosso estado”, afirma Queiroz.

Primeiro município da Costa Branca a implantar o DEL Turismo, Tibau do Norte assinou o convênio no início deste ano. A prefeita Lidiane Marques agradeceu a consultoria do programa, destacando-o como diferencial para a conquista. “Para nós uma grande vitória que demonstra o quanto o nosso município busca um turismo sustentável e planejado, que contou com o trabalho da secretaria de turismo o excelente apoio da empresa Del Turismo, por meio de consultoria e do relatório final que eles elaboraram”, comemorou a prefeita.”

Além dos municípios potiguares, nesta edição, outras cinco cidades brasileiras que aplicam a metodologia DEL receberam o selo Sustainable Top 100 Destinations. São eles: Canguçu, no Rio Grande do Sul e Bombinhas, Itá, Forquilhinha e Orleans, em Santa Catarina.

Saiba Mais – O Programa Rede de Desenvolvimento Econômico Local - DEL Turismo é uma metodologia inspirada no modelo alemão para gestão do desenvolvimento local. O Programa foi implantado no Rio Grande do Norte  por meio de uma parceria entre a Fecomércio RN, FASISC-SC, Federasul-RS, Ministério Federal para a Cooperação e o Desenvolvimento da Alemanha e as entidades empresariais alemães BBW e SEQUA. Com adaptações focadas no fortalecimento do turismo local, a iniciativa oferece um intercâmbio de conhecimentos entre os municípios do RN e a Alemanha, além de promover treinamentos focados no desenvolvimento de ações voltadas à sustentabilidade e governança municipal de cada destino turístico.