Câmara encerra mutirão de mamografias com serviços de beleza e orientação nutricional

 


Nesta sexta-feira (08), último dia do mutirão de mamografias promovido pela Câmara Municipal de Natal com o Grupo Reviver, foram oferecidos serviços de corte de cabelo, escovação, maquiagem e orientação nutricional, promovidos pelo mandato da vereadora Nina Souza (PDT) e parceiros.


A assessora parlamentar do Gabinete de Nina Souza, Valéria Araújo, explicou que a iniciativa buscou levantar a autoestima das mulheres que foram realizar o exame de mamografia. "Essa parceria para realizar os exames é importante para ajudar no diagnóstico precoce do câncer. E aqui, para aliviar a tensão e ansiedade desse momento, trouxemos serviço de orientação nutricional, de cabeleireiro e de maquiagem, fazendo com que as mulheres aproveitem para olhar para si, para o cuidado consigo. Para tanto, contamos com voluntários que aderiram à causa entendendo a importância dessa iniciativa", disse ela. 


Uma dessas voluntárias é a maquiadora Raissa Romeica. Ela disse que se sentiu motivada a oferecer seu trabalho para levar empoderamento às mulheres. "Só em fazer o exame de mamografia já é uma forma de se empoderar, de se cuidar. Com essa ação de beleza, a gente oferece a muitas que não têm acesso ou o hábito de olhar para si e mudar o visual com frequência. O que me motiva é fazer se sentirem empoderadas e perceberem que um toque simples pode levantar a autoestima delas e se sentirem mais especiais", declarou.


Foi assim que a cuidadora Ivete Shirley sotero, de 53 anos, se sentiu. Há cerca de dez anos ela não realizava o exame de mamografia e contou que a ação da Câmara com o Grupo Reviver coincidiu com uma promessa que fez a si mesma no início do ano. "Eu prometi a mim mesma que neste ano eu iria cuidar de mim. Por isso, quando decidi vim fazer a mamografia e cheguei aqui, me surpreendi com essa acolhida. Estou me maquiando, vou cortar e escovar o cabelo, já aprendi a fazer alongamento no corpo e farei meu exame. Amei tudo o que foi oferecido aqui", destacou ela.


Desde a segunda-feira (4), a unidade móvel do Grupo Reviver iniciou um mutirão de mamografias em parceria com a Câmara Municipal dentro das ações do Outubro Rosa. De acordo com a coordenadora de atendimento do Grupo Reviver, Jandira Ferreira, a iniciativa superou as expectativas. "A clientela veio com vontade de fazer o exame, o que mostra que existe uma demanda reprimida. A procura foi tanta que a gente previa 70 exames por dia e sempre ultrapassamos. Ontem foram 90. De qualquer forma acreditamos que cumprimos com o que propomos e as ações de acolhida foram muito importantes para fazer as mulheres se sentirem melhor", pontuou.


O Reviver segue com o mutirão em outros pontos da cidade ao longo do mês. Neste sábado (9), será no IMCOPE, conjunto Soledade II, zona Norte. Já no próximo dia 16, na clínica da UNI/RN, onde serão oferecidos, além dos exames de mamografia, os de ultrassonografia e tomografia, com 10 médicos realizando 150 consultas gratuitas.


Na Câmara Municipal segue a campanha de arrecadação de lenços, de no mínimo 60 cm. As doações podem ser feitas, de segunda a sexta, entre 08h30min e 15h, no Ambulatório da Casa. Ao final do mês, os vereadores realizarão a solenidade de encerramento do Outubro Rosa.