Câmara de Natal lança "Outubro Rosa" com arrecadação de lenços e mutirão de mamografias

 


A Câmara Municipal de Natal, em parceria com o grupo Reviver, lançou nesta quinta-feira (30), a campanha Outubro Rosa. Na ocasião, foram anunciadas as ações que serão desenvolvidas pela Frente Parlamentar da Mulher ao longo do mês, que incluem mutirão gratuito de mamografias e campanha de arrecadação de lenços.

"A Câmara é, a partir deste ano, a sede oficial de abertura do Outubro Rosa do Grupo Reviver em Natal. É um marco histórico para nós porque sabemos da importância da prevenção dessa doença e o Grupo Reviver faz um grande trabalho que vai se fortalecer com essa parceria. O que queremos é salvar vidas através do diagnóstico precoce", disse o presidente da Câmara, vereador Paulinho Freire (PDT).

O evento contou com a presença das vereadoras Divaneide Basílio (PT), Nina Souza (PDT), Brisa Bracchi (PT), Ana Paula (PL), Camila Araújo (PSD) e Margarete Régia (PROS), que participou de forma virtual, além dos vereadores Herberth Sena (PL), Felipe Alves (PDT), Hermes Câmara (PTB), Pedro Gorki (PCdoB), Raniere Barbosa (Avante) e Eribaldo Medeiros (PSB). "Estamos assumindo a tarefa de coordenar junto com o Grupo Reviver as ações do Outubro Rosa na Câmara, que inclui a campanha de arrecadação de lenços e o mutirão de mamografias que ocorrerá aqui na Casa. Teremos outras ações com acolhimento, rodas de conversa, música e debates na Frente Parlamentar complementando as ações da campanha", explicou a vereadora Divaneide Basílio, presidente da Frente.

O mutirão de exames gratuitos de mamografia na sede do legislativo natalense ocorrerá entre os dias 4 e 8 de outubro das 7h às 17h. Serão 80 exames por dia. A Câmara também é ponto de coleta da campanha de arrecadação de lenços, com no mínimo 20 cm, para serem doados a pacientes em tratamento contra o câncer. As doações podem ser feitas, de segunda a sexta, entre 08h30min e 15h, no Ambulatório da Casa. Ao final do mês, os vereadores realizarão a solenidade de encerramento do Outubro Rosa.

Dirigentes do Grupo Reviver, as deputadas estaduais Cristiane Dantas (SDD) e Eudiane Macedo (Republicanos), além de autoridades nas áreas de saúde e políticas para as mulheres, convidados e parceiros que atuam na prevenção e no apoio às mulheres vítimas de câncer também estiveram presentes à cerimônia na Câmara.

A presidente do Grupo Reviver, Ana Tereza Fiúza, explicou que o câncer de mama não tem prevenção, mas que o diagnóstico precoce feito através do autoexame do toque, mamografias ou em consultas médicas, é o caminho para salvar vidas. "Quanto mais cedo for descoberto, mais chances de cura. E é neste sentido que atuamos. A parceria com a Câmara ajuda a levar mais informação e exames para mais mulheres", disse ela. Na agenda do grupo está outro mutirão no dia 16 de outubro, na clínica da UNI/RN, em Natal, com 10 médicos realizando 150 consultas gratuitas, além de ultrassonografias e tomografias.

A secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Rayanne Araújo, reforçou a necessidade das mulheres procurarem esses serviços que o município oferece, inclusive com o Grupo Reviver. "O diferencial do Grupo Reviver é que é uma unidade móvel que vai até as mulheres fazendo essa prestação de serviços conosco. Contudo, o cuidado tem que ser feito durante todo o ano, por isso, as ações da Secretaria de Saúde não acontecem só em outubro e as mulheres precisam procurar estes serviços", enfatizou.