64% das internações no RN são de pessoas não idosas e que não estavam vacinadas

 


Um monitoramento feito pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) identificou o perfil das pessoas internadas por covid-19 em hospitais do Rio Grande do Norte a partir de 1º de outubro de 2021 e que já foram finalizadas, ou por alta médica ou por óbito. O compilado das internações mostrou que 64% das internações deste período são de pessoas não idosas e que não estavam vacinadas, o que demonstra a importância da adesão à campanha de imunização.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Maia, explica que a comprovação da variante Delta no Rio Grande do Norte a partir de agosto de 2021, demonstra a importância da vacinação. “Já temos a variante Delta sendo predominante no estado e apesar da transmissibilidade desta variante nós temos a clareza de que a vacinação vai sim nos proteger, por isso é fundamental reforçarmos a importância de se completar o esquema vacinal, além da procura pela dose de reforço pelas pessoas dos grupos prioritários”. O estado já soma 173 amostras positivas para variante Delta em 30 municípios.

A Sesap destaca que o vírus predominante atualmente em circulação no Rio Grande do Norte é a variante Delta, uma vez que esta deslocou a variante Gama, tornando-se prevalente na transmissão. Diante disso, a Secretaria mantém seu trabalho de vigilância das síndromes respiratórias, sendo o diagnóstico laboratorial e o conhecimento da circulação dos vírus respiratórios fundamentais para o desenvolvimento destas atividades.

Além disso, a Sesap reforça a necessidade de manutenção das medidas sanitárias, principalmente o uso de máscara e álcool gel, além da vacinação em seu esquema completo.