VÍDEO: Renan Calheiros é chamado de “ladrão e picareta” por Jorginho Melo

 


O senador catarinense Jorginho Mello (PL) chamou o relator da CPI da Covid-19, Renan Calheiros (MDB-AL), de “ladrão” e “picareta”, durante a sessão desta quinta-feira (23), que ouve hoje o empresário Danilo Trento, sócio da Primarcial Holding e Participações e apontado como diretor de relações institucionais da Precisa Medicamentos. 

A confusão começou quando Renan disse que há corrupção na gestão do presidente Jair Bolsonaro e citou como exemplo o fato de o governo ter feito contratos de compra de vacinas e insumos contra a pandemia com empresas agora investigadas.

“Não foi governo que escolheu [as empresas]. Foram os picaretas que tentaram vender”, disse Jorginho Mello. “ladrão e picareta”, disse Jorginho a Renan.

Durante sua trajetória, Renan Calheiros  Calheiros acumulou desde inquéritos por crimes contra a honra até os conhecidos inquéritos por corrupção nas operações Lava Jato, Zelotes e no âmbito da Postalis, o instituto de previdência dos Correios.

O relator da CPI é réu desde 2019 no âmbito da Lava Jato, o senador alagoano chegou a ser réu em outra ocasião, em 2016, quando o STF acolheu denúncia por peculato em um inquérito que ficou conhecido como “Renangate”. Calheiros foi acusado de receber ajuda financeira de lobistas ligados a construtoras, que teriam pago despesas pessoais, como o aluguel de um apartamento e a pensão alimentícia de uma filha com a jornalista mineira Mônica Veloso.