Setembro Dourado será lançado oficialmente nesta quarta-feira (08)


Apoiando o Setembro Dourado, a Casa Durval Paiva participará do lançamento oficial da campanha, que acontecerá nesta quarta-feira (08), às 11h30, na Prefeitura Municipal de Natal. Além de alertar para os sinais da doença, visa diminuir a taxa de mortalidade, ressaltando a relevância do diagnóstico precoce e o tratamento correto, como fatores essenciais para a cura.

A CDP preparou um calendário com sensibilizações e capacitações sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, por meio de lives e presencialmente, mantendo as medidas preventivas de segurança à Covid-19. Essas ações são voltadas para os profissionais de saúde, bem como, para a sociedade em geral. O propósito é esclarecer sobre os principais sinais de alerta e os tipos de câncer mais comuns em crianças e adolescentes.

Ainda de acordo com o INCA, no Rio Grande do Norte, o número de novos casos chega a 130, por ano. Destes, ainda há muitos casos que são encaminhados aos hospitais de referência em estágio avançado ou são subnotificados.

Os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil são: dores ou aumento na barriga;  palidez repentina; manchas roxas pelo corpo; dores nos ossos; ínguas ou nódulos, principalmente nas axilas, pescoço e virilha; perda de peso; mancha branca na pupila (reflexo de olho de gato); dores de cabeça; náuseas e vômitos, acompanhados de dores de cabeça; convulsões; alteração na fala e no andar; dores nos ossos - não relacionadas a fraturas, quedas e traumas; nódulos na cabeça, pescoço, braços e pernas; sangramentos em geral e fraqueza. Vale ressaltar que estes sinais e sintomas não significam que a criança ou o adolescente tem câncer, mas os responsáveis devem estar alertas ao fato de que a criança não inventa sintomas. Ao sinal de alguma anormalidade, devem levar seus filhos ao pediatra para avaliação.

Todas as datas e ações programadas pela Casa Durval Paiva serão disponibilizadas nas redes sociais (@casadurvalpaiva) e site da instituição www.casadurvalpaiva.org.br. Acompanhe, dissemine e ajude a salvar vidas!