Seleção de amputados da Sadef desafia time de convidados

 


Quatro linhas, traves e 7 atletas de cada lado. Seria uma partida de futebol society convencional, se de um lado do gramado, os jogadores não usassem muletas. É o futebol de amputados, aqui no RN muito bem representado pela Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico). A equipe é bicampeã do Nordeste, e amanhã estará na ativa em um jogo festivo, que faz parte das ações do mandato do vereador Tércio Tinoco, em comemoração ao Setembro Verde.

“A maioria das pessoas duvida da capacidade de um amputado jogar futebol. Essa partida, contra pessoas sem deficiência, vai mostrar que eles são capazes, inclusive de jogar de igual pra igual”, diz Tércio, que foi presidente da Sadef e sempre colocou o esporte como ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência.

Souza, ídolo do América e ex-seleção brasileira; Barata, que fez sucesso no ABC e em times da Espanha. Eles são dois dos convidados para integrarem o time adversário da Sadef. A equipe tem ainda jornalistas e personalidades da internet, como o Youtuber Leandro Pessoa e o apresentador do Rota Intertv Klenyo Galvão. “O jogo terá um tempo menor que o normal, mas é pra poupar os convidados. O time da Sadef treina muito e já aviso logo que eles são bem competitivos”, brinca Tércio.

O técnico do time, Sandro França, reforça: “Como aqui em Natal não temos outros times de futebol de amputados, é normal pra gente enfrentar pessoas sem deficiência. Já somos acostumados”. O futebol para amputados é disputado em campo society, com 7 jogadores em cada time. O goleiro é amputado ou deficiente de um dos braços, e os atletas de linha são amputados ou deficientes de uma das pernas. Os atletas não podem tocar na bola de forma intencional com a perna ou braço amputado, assim como a muleta na bola. As partidas tem dois tempos de 25 minutos cada, com intervalo de 10 minutos. E além de não ter limite para substituições, os jogadores substituídos podem voltar ao jogo sem necessidade de parar o tempo, com a exceção do goleiro, que precisa que o cronômetro seja parado.


SERVIÇO

Desafio Futebol de Amputados (Sadef x Convidados)

Sábado, 11/09 – 14h

Arena Esperança Society (Av. Capitão Mor Gouveia, Cidade da Esperança – em frente à rodoviária)