Rebelião em prisão no Equador deixa mais de 100 mortos

 


Uma disputa entre facções criminosas no Equador resultou em um motim que começou nesta terça-feira, 28, e deixou 100 mortos e dezenas de pessoas feridas na cidade de Guayaquil. Segundo as autoridades locais, a rebelião aconteceu no complexo da Penitenciária do Litoral de Guayaquil, sudoeste do país e os confrontos acontecem entre membros de diferentes cartéis na disputa pelo controle da penitenciária.

De acordo com o Ministério Público do Equador, os detentos reagiram à iniciativa do governo de transferir os chefes das organizações criminosas para outras penitenciárias na região central do país, agravando o conflito entre as facções. Além dos 100 mortos estimados, o Snai, órgão responsável pelo sistema carcerário do país, conta também 52 pessoas feridas.

Na última terça-feira, 28, a polícia entrou no local com mais de 400 agentes no presídio e encontrou nas celas armamentos como um fuzil, uma pistola, facas e machados usados na rebelião, além de celulares e drogas. De acordo com Fausto Buenaño, chefe da polícia, os criminosos também possuiam granadas. Fausto afirmou à imprensa que os detentos cavaram um buraco para acessar outra área do presídio, onde atacaram membros de gangues rivais. Durante a ação, a polícia conseguiu resgatar seis cozinheiros que ficaram presos durante o motim.