Projeto Natal Limpa e Sustentável instalará mais um coletor de eletroeletrônico na quarta-feira

 

FOTO: ANA PATRÍCIA SOUZA

Dentro do Projeto Natal Limpa e Sustentável, a Urbana instalará mais um coletor de resíduos eletroeletrônicos. Desta vez, no prédio onde funciona a Procuradoria Geral do Município (PGM), Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Seharpe), Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) e Secretaria da Mulher (Semul).

O Projeto conta com outros coletores na sede da Prefeitura do Natal, na Rua Ulisses Caldas, no Centro; na sede da Urbana, nas Quintas; e no Parque da Cidade. O novo coletor ficará na Rua Princesa Isabel, 799, na Cidade Alta e receberá os resíduos eletroeletrônicos dentro do horário de funcionamento das secretarias, das 08h às 14h.

Os eletroeletrônicos que podem ser descartados são notebook, tablet, celulares, ferro de passar, impressoras, fios/acessórios, liquidificador, secador de cabelo, teclado de computador, TV, monitores, estabilizadores e outros eletros. O que não pode ser descartado nos coletores: pilhas, baterias e lâmpadas.

Para eletroeletrônicos maiores o projeto conta com o Ecozap, que pode fazer a coleta em domicílio gratuitamente em até 72 horas, entrando em contato através do número 99966-4010, enviando endereço de retirada, foto do resíduo e responsável pela entrega. No caso de condomínio, a orientação é que faça o contato e deixe o material na portaria. As informações também podem ser encontradas e cadastro para coleta também ser feito no site http://natallimpaesustentavel.com.br.

Nessa mesma data, na PGM, Seharpe, Semsur, Semul, SMG, GAPRE e Secom, também serão recolhidos contentores flexíveis em ráfia, popularmente conhecidos por Big Bags, que foram instalados nas secretarias para armazenar papéis inservíveis e garrafas pet, sendo parte também do Natal Limpa e Sustentável, que traz diversas iniciativas para economia e reaproveitamento de resíduos.

“A finalidade do Projeto Natal Limpa e Sustentável é promover a Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), visando alcançar as necessidades de melhorias permanentes às práticas de gestão em educação ambiental em nosso município.

É oportuno registrar, que durante a Conferência Mundial Virtual realizada entre os dias 17 e 19 de maio de 2021, mais de 80 ministros e vice-ministros adotaram a Declaração de Berlim sobre Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), que descreve uma série de políticas para transformar a aprendizagem, assim como, o pronunciamento da UNESCO, fazendo um apelo para que a EDS se torne um componente central de todos os sistemas educacionais, em todos os níveis, até o ano de 2025, onde convida cada Estado-membro da UNESCO a criar uma rede de atores para implementar essa visão de EDS de educação em seus governos. Dessa forma, o Projeto Natal Limpa e Sustentável, é como um marco da EDS em nosso município, uma vez, que prevê diversas ações com foco em habilidades cognitivas, aprendizagem social e emocional, habilidades de colaboração, resolução de problemas, dentre outras.”, disse Ana Patrícia Sousa e Silva, gerente de meio ambiente da Urbana.