Operação “Poder Paralelo” prende integrantes de grupo de extermínio no RN

 


A 2ª fase da operação prendeu nessa quarta (22), na zona Rural de Vera Cruz, Francisco Fernandes de Lima, de 31 anos e Lucas Mateus Moreira da Silva, de 21. A ação foi deflagrada pela Divisão Especializada Em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR). Com os homens foram apreendidos uma pistola, calibre 9mm, modelo G2C, da Taurus, com 03 carregadores, 30 munições e numeração suprimida.

Eles são suspeitos de participarem de um homicídio que ocorreu aos 08/07/2021, na comunidade de Traíras, zona rural de Macaíba, tendo como vítima o vigia de rua Giliard Lailson dos Anjos. No momento do crime os assassinos levaram uma pistola da Taurus, idêntica a que foi apreendida com junto com eles.

Ao ser entrevistado, durante sua prisão em flagrante, Francisco confirmou aos investigadores ter participado do latrocínio e afirmou que a arma apreendida no dia de hoje, de fato, pertencia à vítima, além de relatar que o motivo do crime seria porque Giliard, o vigia de rua, teria lhe ameaçado de morte também.

Esse mesmo grupo também é suspeito de praticar um outro homicídio, na zona rural de Vera Cruz, há cerca de 15 dias, onde um vigia de rua foi morto a tiros dentro do seu veículo.

Na primeira fase desta operação, policiais da DEICOR prenderam o comandante da Guarda Municipal da cidade de Lagoa de Pedras/RN, bem como 02 Guardas, além de várias armas e coletes.

Esse grupo já vinha sendo investigado pela delegacia de Monte Alegre, juntamente com a DEICOR, suspeito de vários crimes, entre eles os de homicídio, porte ilegal de arma de fogo e abuso de autoridade, além de constituir milícia privada armada.