Natal registra 19 ocorrências com focos de incêndios em terrenos baldios nos últimos 12 dias



Natal registrou 19 ocorrências com focos de incêndios em terrenos baldios nos primeiros doze dias da Operação Abrace o Meio Ambiente (AMA), iniciada este mês. O trabalho é uma força-tarefa com o Corpo de Bombeiros e outros órgãos ambientais para combater incêndios florestais em todo o RN. Na capital potiguar, a secretaria de Ambiente e Urbanismo (Semurb) faz o monitoramento dos terrenos baldios e imóveis em descaso ambiental, para identificar e autuar os proprietários responsáveis.

"As ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros vêm sendo acompanhadas simultaneamente pela Semurb, que emitirá autos de infração ambiental em desfavor dos proprietários de terrenos e imóveis em descaso ambiental que forem alvo de sinistros com fogo. As multas variam de R$ 2.092,53 podendo chegar a R$ 8.052,00", explica o supervisor de fiscalização de água e solo da Semurb, Gustavo Szilagyi.

Foram sete incidentes com foco de incêndio registrados na zona Sul, nos bairros Ponta Negra, Capim Macio, Candelária e Neópolis. Seis ocorrências na zona Norte, nos bairros de Pajuçara, Redinha e Nossa Senhora da Apresentação. E por fim, seis na zona Oeste nos bairros das Quintas, Planalto e Bom Pastor.

Ainda segundo Szilagyi, a operação tem como objetivo reduzir a quantidade de focos de incêndios e queimadas na cidade. Mas a Semurb, desde o início do ano, já notificou cerca de 310 proprietários de terrenos baldios e 61 proprietários de imóveis em descaso para promover a limpeza e a manutenção dos seus lotes e assim evitar não só os incêndios, mas também as arboviroses.  

"O trabalho da Semurb consiste em vistoriar os terrenos na cidade para identificar e notificar os proprietários a mantê-los limpos e cercados. Mas neste período do ano que ocorrem mais os focos de incêndio, devido ao baixo índice de umidade, a pasta intensifica as fiscalizações para prevenção, autuando aqueles que insistem em manter seus lotes em descaso ", ressalta o supervisor de fiscalização.

Atear fogo em terrenos baldios causa transtornos a todos e são um risco para população. Entre os motivos para não queimar estão os danos à saúde causados pela fumaça e fuligem, que podem agravar doenças respiratórias. Além dos efeitos econômicos e sociais com o aumento dos atendimentos hospitalares, quedas de energia e os danos ao meio ambiente com a degradação da flora e da fauna, por exemplo.

Quem detectar um foco de incêndio pode entrar em contato direto com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.  Já qualquer pessoa que presenciar situação de terreno e imóvel em descaso ambiental  pode denunciar na Ouvidoria da Semurb pelo telefone(84) 3616-9829, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Lembrando que as denúncias podem ser feitas de forma anônima.