Futuro monumento turístico e religioso de Touros é tema de audiência pública na AL

 


A tarde desta segunda-feira (27) na Assembleia Legislativa foi marcada pela audiência pública intitulada “Alto do Bom Jesus: a importância do monumento para o desenvolvimento turístico de Touros”. De iniciativa do deputado Subtenente Eliabe (SDD), o encontro objetivou divulgar a obra e buscar mais apoiadores para a causa. 


“Eu tive a oportunidade de estar em Touros, reunido com a associação, para ter clareza da importância deste monumento que será erguido em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes. Essa ação terá uma importância enorme do ponto de vista religioso, econômico e social, fomentando o Turismo não apenas na cidade de Touros, mas de todo o RN”, iniciou o parlamentar.  


Segundo Eliabe, ao conhecer o projeto, ele percebeu sua grandiosidade.  “Esta obra é um sonho da população, que está próximo da sua concretização. Eu vi o entusiasmo das pessoas. É um empreendimento que vale a pena e merece todo nosso apoio”, disse o parlamentar, incentivando todos a conhecerem e se tornarem parceiros do projeto. 


Iniciando os discursos da Mesa dos Trabalhos, a vice-presidente da Associação Alto Do Bom Jesus (Abomje), Rosângela Sá, destacou que o projeto se concretizará numa área de 10 mil metros quadrados, pertencente ao assentamento São Sebastião, chamada de Morro Vermelho, a qual será cedida pelo Incra.  


“Essa área agora vai poder abrigar o monumento não apenas da forma que pensamos ele hoje, mas também o quanto ele crescer junto com a cidade daqui a alguns anos. Porque, podem ter certeza: haverá Touros antes e depois do Alto do Bom Jesus. Santa Cruz é um exemplo disso”, explicou. 


De acordo com Rosângela, também não se pode esquecer do potencial turístico, cultural e religioso de Touros.  


“A procissão do Bom Jesus dos Navegantes já levou mais de 15 mil pessoas ao município, num único dia, antes da pandemia. E foi justamente esse potencial que fez surgir a ideia da criação desse monumento na cidade. Os seus 30 mil habitantes têm esse sonho há mais de vinte anos. E chegou a hora de concretizarmos”, disse. 


Segundo a vice-presidente da Abomje, são necessários R$ 11 milhões para concluir as obras. “E esse preço é muito baixo, se levarmos em conta tudo que cada deputado da nossa bancada federal pode contribuir”, disse, convocando os parlamentares a se unirem em prol da ação. 


Ela falou ainda que o projeto irá contribuir para o desenvolvimento de toda a região do Mato Grande. “A obra irá melhorar a vida das pessoas ao redor, promover justiça social, integrar a região às outras mais desenvolvidas do Estado. Então, nós temos que arregaçar as mangas e construir o maior potencial turístico de desenvolvimento local”, concluiu. 


Na sequência, Edileuza Torres, presidente da Abomje, convidou todos a se tornar parceiros do projeto. 


“Como já foi dito, a obra irá beneficiar não somente Touros, mas também as cidades vizinhas e o Rio Grande do Norte como um todo, ajudando a alavancar o Turismo Religioso do nosso Estado. Portanto, eu convido os empresários, a bancada estadual, federal e municipal para abraçar essa causa com a gente”, enfatizou. 


Em seguida, representando o prefeito Pedro Filho, o secretário de Administração de Touros, Ricely Jerônimo, garantiu que o município vem sendo um grande apoiador da causa, “que é um retrato da nossa fé e de um futuro melhor para a Economia da nossa cidade”. 


“A gente espera que surjam novos padrinhos e que eles possam entender que ganharemos muito com essa obra, no que se refere ao Turismo e às ações sociais e educacionais”, complementou. 


Por fim, ele lembrou que “o prefeito de Touros está à disposição para colaborar no que for possível com essa ação que trará tantos benefícios à população”, frisando que a obra não é do município, mas do povo. 


Para Ana Matilde, secretária de Turismo da cidade, o monumento será extremamente relevante para o desenvolvimento da atividade turística de Touros, sobretudo a religiosa. “O prefeito está de portas abertas para contribuir com o desenvolvimento dessa obra, e nós estamos trabalhando na parte de divulgação e planejamento, a fim de concretizá-la da melhor forma”, finalizou. 


O vereador Thiago Farias, presidente da Câmara Municipal de Touros, também externou seu total apoio à causa, falando das suas articulações com deputados estaduais, a fim de angariar recursos e unir forças em prol do objetivo comum. 


“Nós sabemos dos inúmeros benefícios que esse empreendimento irá trazer não apenas para Touros, mas para toda a região do Mato Grande. Portanto, iremos lutar incansavelmente até que essa obra se conclua. Quero lembrar que Touros hoje é um polo turístico, pesqueiro e agrícola. E com esse empreendimento, podemos ser ainda mais conhecidos como um polo religioso do nosso Estado”, destacou. 


De acordo com o Padre William Lamarck, da paróquia de Bom Jesus dos Navegantes, o Alto será uma referência religiosa para toda a região.  


“Este sonho, que era do povo de Touros, está se tornando uma realidade para todos nós, do Rio Grande do Norte. Nós olhamos para Santa Cruz e observamos uma cidade antes e outra depois da imagem de Santa Rita de Cássia. E assim acontecerá conosco, talvez até em maior grau”, opinou. 


Segundo o pároco, no dia 1º de dezembro de cada ano, pessoas de todas as regiões do Estado se deslocam para a procissão do Divino Bom Jesus dos Navegantes.  


“Já existe uma grande quantidade de fiéis que vai a Touros todos os anos participar do nosso evento. E essas pessoas também sonhavam com esse projeto. Então, nós estamos aqui para pedir apoio a cada um dos deputados, para que possamos dar continuidade ao nosso projeto. E nós iremos lutar e batalhar com muita força e união para alcançar o nosso objetivo”, garantiu. 


Ao final, o Subtenente Eliabe se comprometeu a divulgar a importância da obra para os demais parlamentares, lembrando que já há uma série de requerimentos e projetos de lei favoráveis à sua execução. 


“Assim que eu tiver novas informações, irei repassar a todos vocês. E eu também queria informar a todos que vou apresentar o título de reconhecimento de utilidade pública estadual da Abomje, a fim de fortalecer e potencializar ainda mais a iniciativa”, concluiu.