Câmara de Natal participa de evento alusivo ao Setembro Amarelo

 


A Câmara Municipal de Natal participou, nesta sexta-feira (24), de um seminário promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) e a UNI-RN, em alusão à Campanha Setembro Amarelo. O objetivo foi debater e discutir sobre a importância da prevenção e redução dos números de suicídios, destacando a discussão do assunto e ressaltando sempre o caráter de respeito e humanização que se deve ter com a vítima.

Para o presidente da CMN, vereador Paulinho Freire (PDT), o debate é necessário para que a sociedade tenha mais conhecimento sobre a luta contra o suicídio. "Importantíssimo, faz parte de um tema bastante atual, que é a valorização da vida e a prevenção do suicídio. É necessário que esse debate venha a acontecer, que a sociedade tenha conhecimento e que as pessoas cada vez mais, principalmente os pais, venham cuidar mais dos seus filhos, acompanhem melhor e que façam o acompanhamento necessário com profissionais de saúde. É muito importante que temas como esse, sejam debatidos com a sociedade", ressaltou Paulinho Freire.

"Hoje, essa luta tem que ser cada vez mais evidenciada. Estamos felizes demais pelo Corpo de Bombeiros estar promovendo esta iniciativa. Temos que continuar firmes no propósito de vigiar, de buscarmos informações, pois muitas pessoas não têm conhecimento sobre essa temática", pontuou a vereadora Nina Souza (PDT), também presente ao evento.

Palestrante do seminário, o major Diogénes Munhoz, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo, apresentou ao público uma técnica de humanização na abordagem nos casos de tentativa de suicídio. "Estamos num mês de prevenção ao suicídio no país. Então, os profissionais da segurança pública precisam estar preparados e essa preparação passa por um olhar humanizado deste tipo de atendimento. A gente não pode mais como há 15 anos, ir a uma ocorrência de tentativa de suicídio para distrair ou pegar o tentante. É preciso reforçar que o fator de vida dele é muito mais importante, muito mais consciente do que o fator de morte", explicou.

O major Diógenes Munhoz 
é o idealizador do Protocolo Nacional de Abordagem a Tentativas de Suicídio, o diretor da Abeps (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio).

O seminário contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, autoridades da segurança pública, convidados e teve como público-alvo, agentes de segurança, profissionais de saúde, jornalistas (comunicadores) e  estudantes universitários.