Após perseguição na BR-226, PRF prende motorista e resgata 20 aves silvestres em Macaíba

 


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou, nesse domingo (26), no km 09 da BR-226, em Macaíba/RN, 20 pássaros silvestres da espécie Canário Terra (Sicalis Flaveola) e prendeu um homem de 64 anos.

Durante comando estático no km 09 da BR 226, os Policiais Rodoviários Federais deram ordem de parada ao condutor de uma Hilux de cor marrom. O motorista do veículo ao perceber a presença da PRF realizou manobra e evasiva e tentou empreender fuga.

Os policiais realizaram acompanhamento tático e abordaram a caminhonete após alguns quilômetros. Na cabine do veículo foram encontradas três bolsas fechadas, contendo pequenas gaiolas com aves silvestres, da espécie Canário Terra (Sicalis Flaveola), em seu interior.

Questionado sobre a origem das aves, o homem de 64 anos assumiu a propriedade das mesmas e afirmou não possuir licença ou autorização do órgão ambiental.

Diante dos fatos, o condutor do veículo recebeu voz de prisão por crime ambiental, capitulado no artigo 29 da lei 9.605/98 e as aves foram encaminhadas para a Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM).

Com informações do Portal da Tropical