América faz batalha final pela vice-liderança neste domingo em Caruaru-PE

 


Obrigado a modificar pelo menos metade do time, o América vai encarar o Central no estádio Lacerdão, em Caruaru-PE, com a missão de conquistar uma boa vitória para manter a segunda colocação do grupo 3, na Série D do Brasileirão e manter a vantagem de fazer o segundo e decisivo confronto do mata-mata inicial, como mandante. A partida, como todos os demais jogos do grupo que possui apenas uma vaga em jogo para a fase seguinte, inicia às 15 horas.

A situação do América requer muita atenção, uma vez que a equipe se encontra empatada com o Campinense em número de pontos ganhos e também nos principais quesitos de desempate. A vantagem alvirrubra atualmente é no número de gols marcados, onde aparece com seis gols a mais que o Rubro-Negro. Porém também sofreu seus gols a mais, os clubes estão empatados no saldo de gols, que no final será o quesito decisivo para apontar o dono da segunda colocação.

O Campinense vai fechar sua participação na fase de grupos diante do Caucaia, a equipe com a defesa mais vazada de todo o Brasileirão, o que está sendo visto como um fator de complicação pelo lado dos potiguares. Se os cearenses sofrerem outra goleada, o América vai se ver obrigado a igualar o número de gols contra o Central para não ser ultrapassado na última rodada.

O treinador Renatinho está ciente de todas essas condicionais e sabe que para manter a colocação, mesmo com muitas baixas, o elenco do América não apenas vai necessitar dar uma demonstração de força, mas, também, se superar. Mesmo com os pernambucanos indo a campo já sem chances de classificação, briga essa resumida a Atlético-CE e o Sousa-PB, o comandante americano descarta a possibilidade de um jogo fácil no interior de Pernambuco.

"O América sempre entra para vencer, apesar de o adversário já estar fora da disputa por uma vaga na segunda fase, jogos assim são sempre difíceis. O Central sempre foi forte atuando em seus domínios, os atletas deles querem deixar uma boa impressão no final então vamos para Caruaru conscientes de que teremos uma partida difícil. Bem como da necessidade de conquistar uma vitória para tentar manter a vice-liderança do grupo. Teremos desfalques, mas espero que o grupo escolhido para o jogo corresponda e que o América possa sair de campo com mais uma boa vitória", ressaltou.

Mesmo passando por muitos problemas para montar uma equipe competitiva, pelo fato de não poder contar com algumas de suas principais peças, Renatinho não possui em mira a contratação de nenhum reforço. Ele admite que um novo nome só poderá chegar ao clube através de uma oportunidade muito boa.

"As dificuldades para trazer atletas a essa altura são grandes, estamos cientes disso, temos problemas tanto financeiro da parte do clube quanto de questões técnicas. Não vai adiantar trazer um atleta que não seja para brigar por posição no time titular, esse nível de jogador está ainda mais difícil no mercado. Não temos nenhum reforço em vista, mas se surgir a oportunidade e aparecer uma boa opção iremos trazer para nós ajudar nessa reta final de competição"

Como já possui uma  carreira longa dentro do futebol, somados os tempos de atleta com o de treinador, Renatinho não se mostra assustado com a maré de azar que atingiu a sua equipe num momento tão importante da competição. Apesar de tudo, ele mostra confiança no restante do elenco e não perde a esperança de que o América consiga um final feliz, abrindo caminho para o grupo ingressar no mata-mata ainda mais forte.

"A troca sempre vai gerar alguma dúvida, mas a gente espera que todos os atletas que entrem em campo consigam, realmente, realizar uma boa apresentação. Há tempo que a gente vem sofrendo com essa dificuldade de não poder repetir o time, seja motivado por cartões ou lesões. Isso dificulta, mas sabemos que numa competição como o Brasileirão essa é uma questão natural. De minha parte torço para que tudo dê certo e que nossa equipe conquiste os três pontos".

Brasileiro 2021 Série D - Grupo A3

Time     PG     J     V     E     D     GP     GC     SG     %
1º) ABC-RN    25    13    8    1    4    28    13    15    64.1   
2º) América-RN    22    13    6    4    3    24    18    6    56.4   
3º) Campinense-PB    22    13    6    4    3    18    12    6    56.4   
4º) Atlético-CE    18    13    5    3    5    20    20    0    46.2       
5º) Sousa-PB    16    13    4    4    5    16    16    0    41.0      
6º) Treze-PB    15    13    2    9    2    18    14    4    38.5       
7º) Central-PE    12    13    2    6    5    11    16    -5    30.8       
8º) Caucaia-CE    9    13    2    3    8    20    46    -26    23.1    

TRIBUNA DO  NORTE