A disputa familiar entre Calado e João Maia


Vendo a cada dia o MDB com a chance de indicar o vice na chapa da reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT), o marido da senadora Zenaide Maia (PROS), Jaime Calado (FOTO), anda sem falar muito. Mas, nos bastidores, conversa com possíveis nomes para assinar a ficha do PROS e concorrer a deputado federal.

O problema é que a vaga de deputado federal na família é, desde 2006, de João Maia, líder do PL no Rio Grande do Norte. Zenaide só ocupou um mandato, quando, em 2014, João Maia foi ser vice na chapa derrotada de Henrique Alves, para o Governo. Com apenas seis prefeitos no Estado, o PROS precisa de uma força maior que indique Jaime Calado vice.

João Maia, que lidera os deputados George Soares, Kleber Rodrigues e Ubaldo Fernandes, tem o PL com 20 prefeitos. O partido de João só perde hoje para os dois maiores: MDB que tem 38 e o PSDB, com 31 prefeitos. Não tendo o apoio de João Maia para indicá-lo vice de Fátima, Jaime ameaça com uma candidatura a deputado federal.

Mas, Jaime Calado já tem um trunfo maior para encantar o PT Nacional: topa colocar a senadora Zenaide Maia (PROS) como vice de Fátima em 2022. Caso as duas mulheres fossem eleitas, repetindo 2018, então o PT ganharia no Senado quatro anos com o primeiro suplente, Júnior Souto, que também já foi deputado estadual. O jogo na família Maia Calado está alto. O MDB só observa a cena.

AGORA RN