Zona Norte de Natal vai ganhar Loja do Empreendedor

 


A Zona Norte de Natal vai ganhar em breve um espaço de apoio, suporte, orientação e capacitação para os micro e pequenos empreendedores da região. A Loja do Empreendedor vai começar a funcionar no próximo mês de setembro no Partage Norte Shopping com a expectativa de atender a um público alvo de mais de 3.400 empresários. O espaço vai funcionar em uma parceria entre a Prefeitura de Natal e o Sebrae/RN. O termo técnico de cooperação de formalização do espaço foi assinado nesta terça-feira (10), pelo prefeito Álvaro Dias e pelo diretor superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo, em solenidade realizada no salão nobre do Palácio Felipe Camarão.

Também participaram da solenidade o presidente da Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz, o vereador Hermes Câmara, representando a Câmara Municipal e a secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra.

A Loja do Empreendedor é um espaço de atendimento para aqueles que querem abrir seu próprio negócio e para os que já possuem um empreendimento. Contando com parceiros estratégicos, o programa disponibiliza acesso facilitado à informação, orientação, qualificação e regularização das atividades, dentre outros serviços. Em uma visão mais ampla, a loja vem para simplificar processos, facilitando o dia a dia do empresário junto aos órgãos públicos municipais, dessa forma, garantindo atendimento ágil e de qualidade.

O espaço vai funcionar com equipes das secretarias municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Vigilância Sanitária Municipal, Planejamento, além de apoio e orientação dos técnicos do Sebrae/RN.

Álvaro Dias falou sobre a importância socioeconômica da zona norte, lembrando que a região registra ano após ano um crescimento exponencial, concentrando mais de 90 mil empresas, das quais 22 mil são enquadradas entre micro e pequenos negócios: “É um mercado muito atrativo que merece toda a atenção. Por isso, decidimos junto com o Sebrae/RN abrir a Loja do Empreendedor na região que concentra 26% das micro e pequenas empresas de Natal”, comentou. O prefeito disse ainda que esse é mais um passo dado pela gestão no fomento, estímulo e geração de desenvolvimento: “O poder público precisa fortalecer, estimular e facilitar ao máximo a abertura de novos empreendimentos. Ao estimular, orientar, esclarecer e apontar os melhores caminhos a serem seguidos por quem deseja enveredar pelo meio empresarial, a Loja do Empreendedor cumpre esse papel e a Prefeitura seguirá oferecendo todos os mecanismos possíveis para que a classe produtiva local possa crescer cada vez mais para gerar emprego, renda e divisas”, pontuou.

Presente à solenidade, o secretário municipal de Trabalho e Assistência Social, Adjuto Dias, falou sobre o papel que a Semtas desenvolverá na Loja do Empreendedor, ressaltando a questão da qualificação profissional: “A Semtas possui um amplo programa de qualificação profissional que será retomado agora com força total neste segundo semestre. Vamos oferecer cursos de capacitação em diversas áreas. A Loja do Empreendedor vai absorver esse público, encaminhado para o mundo de trabalho ou orientando sobre a abertura do próprio negócio. Isso é um avanço sem igual”.

As parcerias entre a Prefeitura de Natal e o Sebrae/RN mereceram destaque por parte do diretor superintendente da entidade, Zeca Melo: “Encontramos nessa gestão do prefeito Álvaro Dias um parceiro de primeira grandeza. Juntos estamos tocando diversos projetos como as ações de biossegurança junto aos profissionais do turismo. Só nessa ação foram mais de 1.300 profissionais atendidos. Também atuamos junto da Prefeitura na retomada das aulas presenciais na rede pública municipal de Educação, alcançando 78 unidades de ensino público de Natal e estamos finalizando as tratativas para trabalhar em conjunto nos projetos de modernização do Complexo Turístico da Redinha e da nova Loja Natal Original, em Mirassol. Só quem tem a ganhar com isso é a cidade”, finalizou.