TV Universitária comemora retomada do TVU Notícias


Um dos telejornais mais antigos na televisão potiguar, o TVU Notícias estava no ar desde 1997, mas em decorrência da pandemia de Covid-19, o jornal foi realizado de forma remota diretamente da casa dos servidores e bolsistas. Porém foi pausado em setembro de 2020 com a proposta de reformulações. 

“A pandemia acabou trazendo para a TV um momento de repensar as práticas e como a gente poderia fazer os processos, fazer jornalismo e fazer programas de uma nova forma. A TVU teve um tempo para se reorganizar e adaptar os protocolos de segurança. Sempre visando à segurança, tanto da nossa equipe técnica quanto dos nossos alunos, para essa retomada”, afirma Hilca Honorato, diretora da TVU para a Agecom - UFRN.

A programação da TVU está passando por renovação na grade com novos conteúdos e retomada de alguns programas, em um plano de reformulação da grade. 

Sobre o novo TVU Notícias, o telejornal terá duração de 10 a 15 minutos com as principais notícias do dia. Novo cenário e nova apresentação, de segunda a quinta-feira, com Felipe Matheus, contará com novo quadro, o “Giro TVU Notícias +” e nas sextas-feiras, com Michelle Ariany, terá uma edição especial, notícias ao vivo do esporte potiguar e o retorno do Agendão.

“Nesse contexto, a retomada do TVU Notícias para nós é uma felicidade. É um noticiário que, além de ser um espaço de informação ao telespectador, é um espaço de formação”, conta Hilca Honorato para a Agecom - UFRN. 

Os alunos e bolsistas de apoio técnico do setor são personagens bem importantes nessa retomada. “Tudo que se faz na TVU é feito também pensando na formação dos nossos alunos, os nossos bolsistas. Então não basta apenas colocar os programas de TV no ar. Os alunos são diretamente inseridos nesse processo”, explica a diretora.

“Estou muito feliz de ter esse papel tão importante num telejornal antes de concluir o curso, é a concretização de um sonho e que o legado fique para a nova geração de jornalistas que virão”, afirma Felipe Matheus, apresentador do TVU Notícias.

A bolsista que atua como repórter e apresentadora, Michelle Ariany, revela o significado desse retorno do telejornal, ela que também retorna na apresentação, só que às sextas-feiras. “Concluir o curso em um momento tão difícil para o mundo, tem um sentimento diferente. É um misto de: “vencemos as adversidades”, mas também é uma sensação de: “poderia ter feito mais”. É de uma importância imensa esse retorno, para deixar como ensinamento e também de fortalecimento da nossa profissão!”, conclui Michelle Ariany.