População de Extremoz é de 29.282 pessoas, aponta estimativa do IBGE 2021, mas a realidade é outra

Foto:  Anderson Natal

População de Extremoz é de 29.282 pessoas, aponta estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 27 de agosto, as estimativas da população para os Estados e Municípios, com data referência em 1º de julho de 2021.

O último Censo realizado no ano de 2010 Extremoz tinha 24.569 pessoas. O novo Censo era para ter sido realizado em 2020, mas devido a pandemia foi adiado para este ano sem data para acontecer. 

REALIDADE É OUTRA

Conforma os dados da COSERN, SAAE, cartório e Prefeitura, o município hoje tem no mínimo o dobro dessa estimativa divulgada pelo IBGE. 

Segundo os dados da Caixa Econômica Federal, Extremoz ocupa o primeiro lugar em financiamentos da Casa Própria. Nos últimos cinco anos a cidade deu um pulo imenso em construção de casas populares e novos moradores. 

Infelizmente a Prefeitura recebe recursos federais correspondente ao número de pessoas, e vale o Censo de 2010 para o Governo Federal e não a estimativa divulgada. 

Imagine uma casal que vivia em 2010 com um salário mínimo e ao longo de 11 anos além dos dois, tiveram três filhos.  Agora, são cinco pessoas vivendo com o mesmo salário. Difícil! 

A esperança é que o novo Censo seja realizado o mais rápido para que Extremoz possa contabilizar o número correto de pessoas e assim, receber recursos de acordo com sua população. 

Mas, mesmo assim, a nova gestão tem feito  o que pode com os recursos recebidos e ainda pagando dívidas de gestores anteriores. Administra a cidade com responsabilidade e cumprindo o essencial, não deixa faltar o básico para à população. Em sete meses de administração, o município ganhou cara nova, serviços públicos funcionando, servidores com salários em dias, fornecedores recebendo conforme programação financeira e realiza ações em benefício do povo.. 

Mais informações sobre a publicação da estimativa do IBGE pode ser visto no link https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/extremoz/panorama