Organizadores apresentam protocolos de biossegurança para realização da Meia Maratona do Sol

 


A corrida de rua mais tradicional de Natal, a Meia Maratona do Sol, vai acontecer no dia 18 de setembro de 2021 sob protocolos de biossegurança autorizados pelo Governo do Estado e Prefeitura de Natal. Os detalhes foram apresentados nesta terça-feira (17) em coletiva de imprensa no hall central da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Participaram da entrevista coletiva o professor Ricardo Valentim, diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – LAIS/UFRN; o pesquisador do LAIS, Leonardo Lima; o secretário estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier; o secretário municipal de Turismo, Fernando Fernandes; e os diretores da HC Sports Gabriel Negreiros e Nivaldo Pereira.

Entre as principais medidas adotadas estão a obrigatoriedade da vacinação com pelo menos a primeira dose em um intervalo de 15 dias entre aplicação e dia da corrida; distribuição e uso obrigatório de máscaras de proteção individual; público reduzido em todas as distâncias (21km, 10km e 5km) com controle de acesso ao local de provas e áreas comuns; horários de largada estendidos e separados por provas; adequação dos percursos; higienização reforçada em todos os itens de hidratação; restrição para acesso ao gramado e às arquibancadas da Arena das Dunas, sem fornecimento de pulseiras para convidados.

“Depois de 18 meses sem realizar quase nenhuma competição esportiva, estamos muito felizes em darmos esse passo em prol do esporte, da saúde e da economia da nossa cidade e do nosso Estado”, comemora Gabriel Negreiros, diretor de Comunicação da HC Sports, empresa idealizadora da Meia do Sol.

Depois de ser cancelada em 2020, a prova retorna às ruas com o aval do Governo do Estado e Prefeitura de Natal, após sinal verde do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN e da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), dado o controle da pandemia e avanço da vacinação contra a covid-19.

Representantes de cada um dos órgãos que participaram da coletiva de imprensa asseguraram a realização do evento. “Neste momento, felizmente, o Rio Grande do Norte vem passando por um processo de arrefecimento da pandemia. Muito disso é por conta da vacinação. Hoje, já temos quase 70% da população vacinada com pelo menos a primeira dose. Os protocolos apresentados pela organização da Meia do Sol estão muito acima do esperado pelo Governo do Rio Grande do Norte e pela Prefeitura de Natal. Nós estamos dando exemplo para todo o país”, acrescenta o diretor executivo do LAIS, professor Ricardo Valentim.

Economia

A Meia Maratona do Sol vai acontecer um dia após o início da fase 5 estabelecida no decreto estadual, lembra o secretário de Tributação do Estado do Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo Xavier. “Essa etapa de reabertura gradual dos eventos sociais permite a ocupação de 100% da capacidade do local, respeitando sempre os protocolos de segurança”.

Característica marcante da prova, o turismo também esteve em pauta na coletiva de imprensa. A cada edição, a corrida recebe participantes de várias partes do Brasil. Nessa perspectiva, o retorno da Meia do Sol ao calendário esportivo potiguar foi comemorada pelo secretário municipal de Turismo (Setur), Fernando Fernandes. “Temos o turismo como um dos principais alavancadores da economia de nossa cidade. Estamos todos preparados para receber os participantes da Meia do Sol, com uma rede hoteleira que conta com o selo de segurança, uma iniciativa do Sebrae, Sesi, Governo do Estado e Prefeitura de Natal”, frisa o gestor.

Confira as principais mudanças e protocolos adotados para realização da Meia do Sol 2021:

Exclusiva para atletas vacinados

Para participar do evento, o atleta deverá receber, pelo menos, a primeira dose da vacina contra Covid-19 até o dia 3 de setembro de 2021. Todos os atletas deverão fazer o upload do Certificado de Vacinação, que pode ser emitido no RN Mais Vacina (para atletas do RN) ou no Conecta SUS (para atletas de todo o Brasil).

Limitação de atletas

Para se adequar aos protocolos, é necessário limitar a participação de atletas em todas as distâncias de prova. A Meia Maratona do Sol terá público reduzido em relação a anos anteriores, fazendo controle de acesso ao local de prova e áreas comuns do evento para somente atletas inscritos.

Largada de prova

Os horários de largada serão estendidos e acontecerão separadamente por prova, podendo cada atleta largar a qualquer momento dentro da faixa de tempo estabelecida para sua distância, não havendo um horário único de largada em nenhuma das provas, exceto para a categoria PCD, atletas de elite e atletas que adquiriram o serviço de Largada Premium. O procedimento serve para evitar aglomeração dos atletas.

Percursos

As três distâncias da Meia Maratona do Sol 2021 estão mantidas. Porém, para atender as exigências estabelecidas nos protocolos de segurança, os percursos apresentados previamente sofrerão ajustes para oferecer mais segurança aos atletas. A passagem pelo gramado do estádio está descartada, pois para isso seria necessário acessar as áreas cobertas da Arena das Dunas que dão acesso ao campo. Os novos percursos estão sendo adequados e neste momento passam por processo de liberação.

Kits

Este item permanece praticamente inalterado, com todos os brindes e serviços essenciais de prova mantidos, exceto o serviço de fornecimento de pulseiras para acesso de convidados que está cancelado, devido à proibição de público nas arquibancadas do estádio, que ainda se encontra com restrições para qualquer tipo de evento ou modalidade esportiva.

Hidratação

Toda a hidratação da prova passará por higienização, seja durante o processo de armazenagem ou na entrega direta ao atleta. Para seguir este protocolo o serviço de entrega da água poderá ser mais lento. Por isso, como forma de colaboração, os atletas podem levar a sua própria água, principalmente no local de concentração.

Meia do Sol Kids

Idealizado para acontecer na área interna do estádio, e diante desta impossibilidade de acesso por determinações, o evento está adiado para 2022.

Rota Musical

Sucesso em 2019, o Rota Musical distribui 6 palcos com diversas atrações musicais por todo percurso da Meia Maratona do Sol, e está mantido, pois sua estrutura de realização atende as normas e orientações vigentes. Os palcos serão compostos por bandas do Rio Grande do Norte dos mais variados estilos. Uma fusão de ritmos para acelerar a corrida.

Expo

A Expo Meia do Sol contará com uma estrutura totalmente segura e alinhada com os procedimentos de segurança vigentes, e está mantida para os dias 16, 17 e 18 de setembro, com horários amplos e muita flexibilidade para que os atletas participem e recebam o seu kit de prova. Serão diversos expositores com produtos e serviços, além de palestras, debates, música e um espaço especial para que a entrega dos kits seja feita de forma rápida e eficiente.

Máscara de proteção

É obrigatório o uso de máscara de proteção nas áreas comuns do evento (Expo, concentração, locais de largada, chegada e serviços pós prova), por todos os presentes.

Chancela

A Meia Maratona do Sol é um evento chancelado e homologado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Federação Norteriograndense de Atletismo (FNA). O evento cumpre todas as normas e decretos estabelecidos pelos órgãos públicos e entidades reguladoras que regem o esporte. Informações detalhadas, relacionadas às premiações, orientações técnicas e procedimentos específicos de corrida, encontram-se no regulamento geral da prova.