Natal começa a vacinar cachorros e gatos contra raiva nesta segunda-feira (16)


Natal vai começar nesta segunda-feira (16) a vacinação antirrábica para cães e gatos da cidade. A campanha foi antecipada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) após o vírus da raiva ter sido encontrado em morcegos em algumas regiões da capital. Por isso, o formato da vacinação também foi alterado.

A campanha, portanto, começará sendo realizada porta a porta. Os primeiros bairros atendidos, a partir desta semana, serão Ponta Negra, Alecrim, Cidade da Esperança, Pajuçara e Potengi.

A ideia é atender neste primeiro momento os bairros prioritários, nas áreas consideradas de risco que foram previamente monitoradas pelo Centro de Zoonoses e contam com um expressivo número de animais.

Após esse primeiro momento de vacinação, a campanha será ampliada para os demais bairros da cidade com pontos fixos de aplicação.

A campanha segue até 12 de novembro, sendo o dia 2 de outubro a previsão para o 'Dia D', para que a população possa levar os animais para a vacinação.​

Tutores que tenham​ a partir de 5 animais e condomínios residenciais têm a opção de agendar a vacinação domiciliar através dos telefones 3232-8235 e 3232-8237.

"Essa medida foi adotada como uma alternativa de diminuição dos riscos de contágio e disseminação do vírus rábico em animais domésticos, consequentemente contribuindo para a proteção e segurança de seus tutores. Vale salientar que até o momento, no município de Natal, o vírus da raiva somente foi identificado em quirópteros (morcegos) no total de 9 casos confirmados pelo Laboratório Central (Lacen)", comenta Vaneska Gadelha, chefe do CCZ Natal.