Líderes lembram datas comemorativas e ações parlamentares

 


O deputado estadual José Dias (PSDB) abriu o horário destinado às lideranças na Assembleia Legislativa do RN celebrando o centenário de nascimento do ex-ministro de Estado e ex-governador do Rio Grande do Norte, Aluízio Alves. A data, comemorada aos 11 de agosto, coincide com os dias do Estudante e do Advogado, lembrados pelos deputados Francisco do PT e Coronel Azevedo (PSC), respectivamente.

Depois de fazer um paralelo entre a trajetória de vida e as características da cidade natal do homenageado, José Dias declarou: “É a essa faísca vindo de Angicos, a esse vulcão político que hoje presto minha devida homenagem pelos seus 100 anos de nascimento”.

Dando continuidade aos discursos, o deputado Nelter Queiroz (MDB) pediu mais apoio da bancada federal do Rio Grande do Norte nas questões do homem do campo potiguar em relação à falta de milho na Conab. “Faço um apelo aos deputados federais e senadores para que trabalhem por esse povo simples que precisa salvar seu rebanho. Deixem de lado as questões pessoais”, declarou.

Terceira liderança a se pronunciar, o deputado Francisco do PT definiu o Dia do Estudante como “de luta e resistência aos que defendem a educação pública gratuita, de qualidade, universal e acessível”. O parlamentar criticou a “falta de compromisso com políticas públicas” do Governo Federal, chegando a citar dificuldades com o orçamento destinado às instituições. 

“Um colega afirmou que se tivéssemos em situação normal, sem pandemia, com aulas presenciais, os recursos destinados este ano não seriam suficientes para conclusão do ano letivo nas universidades e institutos federais”, disse.

Encerrando o horário das lideranças, Coronel Azevedo (PSC) fez saudações aos advogados pelo dia de hoje e destacou requerimento tratando da transmissão das reuniões das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) na Assembleia do RN. “Protocolamos hoje (11 de agosto) e será anunciado para votação amanhã”, disse.