Hotel-Escola Senac Barreira Roxa recebe certificação ISO de sustentabilidade inédita na América Latina

 


Reconhecimento é fruto de um processo de auditoria que analisou critérios como inclusão social, valorização regional, segurança sanitária e responsabilidade socioambiental

O Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, equipamento gerido pelo Sistema Fecomércio RN, recebeu o selo ISO 21401:2020 e passa a ser o único na América Latina certificado por desempenhar um modelo de gestão sustentável. 

A certificação é concedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e é fruto de um processo de auditoria que analisou critérios como inclusão social, valorização regional, segurança sanitária e responsabilidade socioambiental.

“O Hotel-Escola Senac Barreira Roxa tem como princípio oferecer aos clientes e visitantes a excelência nos serviços e atendimentos. Dessa forma, não podíamos fugir da responsabilidade de cumprir rigorosamente com todas as normas indicadas para a promoção do turismo sustentável. Esse reconhecimento atesta o trabalho consciente executado diariamente por nossa equipe de colaboradores em todos os processos e práticas”, diz o gerente do hotel, Celso Paiva.

A consolidação do Barreira Roxa como centro educacional e hotel de excelência e sustentável é um dos pilares que norteiam a execução do Projeto Verena - parceria internacional entre o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac e o Governo da Renânia-Palatinado, com execução através da Câmara de Comércio de Trier (EIC Trier), na Alemanha – que tem como objetivo promover o crescimento econômico no setor de turismo e hospitalidade no Rio Grande do Norte.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, enfatiza o compromisso da entidade em oferecer serviços de excelência e que prezam pela promoção do turismo e desenvolvimento econômico do estado.

“O certificado de sustentabilidade está alinhado com o trabalho que o Sistema Fecomércio RN executa e oferece à sociedade. Prezamos por entregar serviços de excelência em todas as nossas ações e esse reconhecimento ratifica nosso compromisso em colaborar para o desenvolvimento do turismo no RN. Receber um certificado desse porte, único na América Latina, projeta o RN como um destino turístico competitivo e que atende pautas mundiais urgentes, como é o caso da sustentabilidade”, disse o presidente.

Sobre o Hotel

Administrado pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, o Hotel-Escola Barreira Roxa foi reinaugurado em 2019, em um complexo que é referência para o desenvolvimento do turismo local. O hotel pode acomodar até 150 leitos, dispõe do Restaurante Navarro, Bar Teófilo, Café Dorian Gray e o Centro de Eventos, espaços abertos ao público e que se destacam pelos cardápios e decoração que privilegiam a cultura local.

Em 2020, em meio a pandemia Covid-19, o Barreira Roxa recebeu dois importantes certificados de excelência reconhecidos internacionalmente nas áreas de segurança sanitária e qualidade no atendimento, O Travellers’ Choice do Tripadvisor e o Safe Travel do World Travel & Tourism Council (WTTC), órgão reconhecido pela Organização Mundial do Turismo, recebido em conjunto com o selo estadual Turismo Mais Protegido, que referenda as boas práticas na área de biossegurança implementadas.