Doria confirma data da F1 em SP, anuncia corrida extra e garante 100% do público

 


O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta segunda-feira que a etapa brasileira da Fórmula-1, o GP São Paulo, deverá ser realizada em 6 e 7 de novembro no autódromo de Interlagos, na capital paulista, com 100% de público. A declaração foi feita numa coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

A data, no entanto, pode ser adiada em uma semana. Doria afirmou que o governo e a Prefeitura de São Paulo solicitaram a mudança de data à direção da Fórmula 1. A resposta definitiva, segundo ele, deve ser dada até 26 de agosto.

Doria afirmou que o adiamento foi solicitado para que a prova fosse realizada no feriado prolongado da Proclamação da República, no fim de semana de 13 e 14 de novembro, a fim de aproveitar o potencial turístico da data.

— Nossa proposta foi trocar com o México as datas, e nós faríamos a corrida em um feriado prolongado. Isso representa uma ocupação hoteleira muito maior. Quem vem para cá pode estender sua permanência, ir para o litoral, ter outros programas de lazer — declarou o governador.

Pela primeira vez, etapa de São Paulo terá a sprint race, a corrida que antecede o GP e onde se define o grid de largada para a prova do dia seguinte. Por isso as duas datas anunciadas pelo governo do estado.

O governador afirmou que um novo lote de 27 mil ingressos será liberado em 27 de agosto, em razão do avanço da vacinação e arrefecimento da pandemia. Segundo ele, a ocupação das arquibancadas pode ser total, mas o uso de máscaras será obrigatório.

CEO da Fórmula-1 em São Paulo, Alan Adler afirmou que a chance de a prova ser cancelada em razão da pandemia é "zero". Doria e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), reforçaram a previsão.

A organização do GP vendeu o primeiro lote de ingressos em junho, com a promessa de que o autódromo teria público em número reduzido. Na ocasião, os organizadores informaram, em comunicado, que o evento será seguro a todos e que a presença de público "poderá aumentar se a situação da pandemia no estado permitir". 

Após uma disputa com a cidade do Rio de Janeiro pela realização do GP no Brasil a partir de 2021, Doria anunciou, no ano passado, um acordo com a Fórmula 1 para as corridas em Interlagos pelos próximos cinco anos. A prova brasileira foi então rebatizada de GP de São Paulo, em vez de GP do Brasil.

IG