Certificação por Competência desenvolvida pelo Senac RN e Senai é tema de seminário on-line em parceria com a Alemanha


Em mais uma ação inserida no Projeto Verena será realizado, entre os dias 23 e 25 de agosto, o Seminário On-line “Educação Profissional 4.0 na Alemanha: a profissionalização na cidade de Trier”. O evento ocorrerá das 10h às 11h30, com participação gratuita, através de inscrição no endereço https://bit.ly/seminario-educaçãoprofissionalalemã. A iniciativa é fruto de parceria internacional de cooperação entre o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, e o Sistema Fiern, através do Senai, e a Câmara de Comércio de Trier (EIC Trier), na Alemanha.

         Com uma programação que inclui palestras, exibição de vídeos e rodadas de discussão, o seminário irá reunir especialistas, professores e profissionais em formação nos segmentos de gastronomia, hotelaria e eletrotécnica. Eles irão detalhar o Sistema “Dual” de ensino alemão, que une teoria e experiência para obtenção de uma certificação profissional por competência, ação executada de forma pioneira pelo Senac e Senai no RN.

         “Com o programa de Certificação por Competência do Senac, temos a oportunidade de aprender com especialistas que são referência mundial quando o assunto é educação profissional. No seminário, teremos a oportunidade de apresentar a todos essa metodologia, pioneira no Brasil, e que já tem proporcionado frutos para o turismo potiguar ao entregar à sociedade e aos nossos turistas um corpo de profissionais qualificados e que atendem as necessidades do setor”, afirmou o presidente do Sistema Fecomercio RN, Marcelo Queiroz.

         O público-alvo da Certificação por Competência do Senac são profissionais que já estão no mercado, em ocupações como garçom, recepcionista e camareira em meios de hospedagem. Em junho, a entidade realizou turmas pilotos no Rio Grande do Norte, contemplando 30 participantes.

         O Seminário on-line “Educação 4.0 na Alemanha: a profissionalização na cidade de Trier” é financiado pelo Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e conta com o apoio da SEQUA - Parceiro da Economia Alemã.

     Confira a Programação:

Dia 23/08/21

Palestra de abertura

·         O sistema dual e seus atores 

Palestrante: Christian Reuter, do Departamento de Formação da Câmara de Comércio e Indústria de Trier (IHK)

Dia 24/08/21

A formação de cozinheiros e técnicos de hotelaria

Fórum de debate: Bettina Barth (Diretora de formação do Nells Park Hotel, de Trier), Kelian Matheis (técnico em hotelaria em formação no Nells Park Hotel) e Henintsoa Rajaonarisaona (cozinheira em formação no Nells Park Hotel).

Dia 25/08/21

A formação de eletrotécnicos 

Fórum de debate: Com Michael Stein (Chefe da formação industrial da Westnetz Simmern), Niclas Mayer e Benedikt Lohscheider (Técnicos em eletrotécnica para engenharia industrial em formação na Westnetz GmbH).

*Início previsto às 10h, nos três dias. O evento terá tradução para português.

Serviço:

Seminário On-line “Educação Profissional 4.0 na Alemanha: a profissionalização na cidade de Trier”

Data: 23 a 25 de agosto

Hora: 10h às 11h30, nos três dias de evento

Local: Microsoft Teams

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/seminario-educaçãoprofissionalalemã