Abrigo de proteção animal em Macaíba pede doações

 

Apesar de ter apenas oito meses de existência, o abrigo de proteção animal DoPet em Macaíba, na Grande Natal, cuida de mais de 100 gatos e 12 cães. Assim como a maioria das ONGs e abrigos do estado, o DoPet está necessitando de doações para continuar ajudando e resgatando os animais. A responsável pelo abrigo, a protetora Liene Dantas, que está na causa animal há 7 anos, conta que os pedidos de resgate chegam normalmente através das redes sociais.

“O pessoal me pede socorro pelo Instagram, recebo pedido de resgate direto, mas ultimamente não estamos resgatando, porque o abrigo está lotado. Eu tenho que cuidar dos animais que estão lá, e não estamos conseguindo doações para resolver isso”, disse Liene.

A protetora conta que os gastos são muitos, o abrigo tem muitos casos de animais doentes que necessitam de medicamentos, alimentação especial e assistência veterinária. Liene disse ainda que houve uma queda nas doações, o que dificulta ainda mais o trabalho dos protetores de animais.

“Caiu muitos as doações, não só para gente, mas todos os protetores estão passando por isso”, relatou.

A pandemia aumentou o abandono animal e ao mesmo tempo fez cair às doações as ONGs e abrigos. O abandono, que já era uma realidade no país, chegou a crescer 70% no Brasil em 2020, os dados são da AMPARA Animal, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que presta ajuda às ONGs e aos protetores independentes da causa animal.

Para dar mais conforto aos bichinhos, o DoPet está fazendo uma vaquinha solidária na internet para construir um canil para os cães. Os cães que são retirados das ruas passam por uma quarentena antes de entrarem em contato com outros animais, para que não transmitam doenças para os demais, por isso é necessário à construção de canis para que o isolamento possa ser feito.

“Acabou a ração, vive faltando ração, gastamos cerca de  8 quilos de ração para gato adulto por dia, além de 2 quilos para gatos filhote e 6 quilos para cachorro adultos”, disse.

Além da comida dos animais, o obrigo também necessita de material de limpeza, areia para os gatos, e material de construção.

Dos casos mais urgentes, o DoPet recebeu neste final de semana o resgate de 2 gatinhos retirados da rua pela equipe da  98FM com problemas nos olhos, que precisaram de medicamentos, a dupla foi batizada de  Milk e Cookie.

Foto: 98FM

Liene conta que além deles, preocupa a situação de uma cadela com TVT (tumor venéreo transmissível) que o tratamento é feito através de sessões de quimioterapia, por falta de dinheiro ainda não foi possível começar a tratar a doença.

“Está horrível a situação, precisamos começar a tratamento dela”, contou.

Para ajudar é doar é só acessar o link, para mais informações visite o perfil do abrigo DoPet no Instagram. 

98 FM