ABC e América focam na última rodada de olho no "mata-mata"

 


A rodada que vai fechar a primeira fase servirá para que ABC e América limpem os problemas de cartões em seus elencos. O alvinegro vai entrar em campo para enfrentar o Treze, no estádio Frasqueirão, sem peças como: Alisson Cassiano, Valderrama, Vinícius Paulista, Gustavo Henrique, Netinho, Rodrigo Fumaça e Felipe Manoel, todos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Já o América não poderá contar com Esquerdinha, Weslley Smith e Felipe Guedes, contra o Central em Caruaru. A meta é entrar com o grupo zerado na segunda fase, para que esses jogadores considerados peças fundamentais nas equipes possam ficar tranquilos no mata-mata.

Para o ABC, que não perde mais a primeira colocação, a situação está dentro do controle e era até presumível essa determinação da comissão técnica. Com o empate entre América 0 x 0 Campinense, o Alvinegro pode até ser alcançado pelos dois adversários em número de pontos ganhos, que levará vantagem no número de vitórias e se manterá firme na ponta da tabela. 

Com oito vitórias, a equipe comandada por Moacir Júnior possui duas a mais que os dois adversários mais próximos. Para melhorar o nível do time, a direção do clube anunciou a contratação do meia Allan Dias, que estava no Manaus/AM, mas que fez “fama” com uma boa passagem pelo Santa Cruz de Recife. Além disso, o Alvinegro acertou a permanência do ídolo Wallyson até o fim da Série D nacional.

Dentre os oito clubes que estão passando na liderança dos seus grupos para segunda fase, a equipe potiguar foi a que mais perdeu (quatro derrotas). Até hoje apenas duas equipes ainda não foram batidas na competição: o Castanhal-PA (grupo 1), que possui dez vitórias em 13 partidas disputadas e o FC Cascavel (grupo 8), que venceu sete vezes e empatou outras seis. Os potiguares estão bem acima da média de derrotas dos líderes, que é de 1,5 por partida. Ela supera até a do Retrô, seu provável adversário no primeiro mata-mata, que perdeu apenas dois jogos.

As duas questões em que o ABC aparece na ponta de cima, no comparativo entre os líderes são em relação ao número de empates, onde ele está lada a lado com o Guarany de Sobral-CE, com apenas um empate, bem como no saldo de gols, outro ponto onde ele se encontra ladeado pelo Castanhal-PA, ambos conseguiram balançar as redes adversárias 28 vezes.

o da fase mais aguda do Brasileirão. Com 13 gols sofridos, a zaga abecedista tem o quinto melhor aproveitamento entre os oito líderes, ela já sofreu mais gols que o sistema defensivo do Retrô, que é o quarto colocado no grupo 4.

Então as próximas duas semanas serão de trabalhos fortes para corrigir os problemas que o grupo vem apresentado e cujos números deixam um alerta de que a equipe terá de melhorar muito de produção se desejar ter vida longa dentro da Série D.
   
Vice-liderança
A luta da equipe americana, apesar de também já classificada para próxima fase, ainda é para garantir a segunda colocação do grupo 3 para ter a vantagem de fazer o segundo confronto do mata-mata na Arena das Dunas. O empate contra o Campinense, que veio a Natal cheio de desfalques, não foi um bom resultado para o Alvirrubro, que irá encerrar a participação no grupo contra o Central, em Caruaru-PE, com os donos da casa sem chances de classificação. 

Mas embora iguais em quase todos os quesitos de desempate, o América leva a melhor no saldo de gols e só perderá a vaga com uma combinação de resultados. A primeira hipótese é em caso de derrota ou empate diante do Central e uma vitória do Campinense sobre o Caucaia.  

Em caso de vitória americana no interior pernambucano, ela irá obrigar os paraibanos a também vencerem o compromisso contra os cearenses e ainda tirar seis gols em relação ao clube potiguar. Fato que até certo ponto deixa o treinador Renatinho numa situação de conforto.

O que põe o treinador em “xeque” é o grande número de atletas que estarão fora da partida. Esquerdinha, Welley Smith e Felipe Guedes, suspensos, além do zagueiro Lucão, o volante Juninho e o atacante Alvinho, que seguem em tratamento no Departamento Médico e não devem ir para o sacrifício na rodada.

"O resultado contra o Campinense não foi o que nos interessava, para gente seria necessário vencer e fechar logo essa disputa pela vice-liderança. A gente queria essa vitória até para mostrar poder de reação depois de perder o clássico.  Criamos bem no segundo tempo, mas não conseguimos matar o jogo, infelizmente não foi possível vencer. Os erros que estamos apresentando preocupa a todos aqui dentro, mas esse é o processo de reformulação que foi realizado no clube, eu perdi meus três zagueiros e isso queira ou não gera uma dificuldade, faz cinco jogos que não consigo atuar com minha linha de quatro na defesa, mas estamos tentando encaixar a equipe e a resposta melhor, no momento, vem ocorrendo do meio para frente, onde não venho sofrendo com as baixas constantes", destacou Renatinho.

Ele ressaltou que a ideia seria conquistar os três pontos em casa, para encarar o Central num confronto mais amistoso apenas para trabalhar melhor o encaixe do grupo e ver alguns outros atletas em ação, mas devido a situação a conquista da vitória será preponderante. O treinador acredita que, apesar de todos os problemas, o América vai entrar forte em campo no próximo domingo.  

TRIBUNA DO NORTE