Vamos falar da leishmaniose - Artigo de Dra. Ludmylla Nayara

 


Vamos falar da leishmaniose...

Conhecido popularmente conhecido por CALAZAR!

A leishmaniose visceral canina (LVC) é uma doença causada por um protozoário do gênero Leishmania, que acomete os cães ( torna um reservatório urbano) como também lobos, gabas, animais silvestres e raposas, considerado uma doença de saúde pública.     

 A  LVC é transmitida através da picada do mosquito pertencente à família dos flebotomídeos, ao gênero Lutzomyia e à espécie Lutzomyia longipalpis. Conhecido por mosquito-palha, sendo esse um inseto muito pequeno. Ele costuma se reproduzir em locais com muita matéria orgânica.   

Classificada como zoonoses (transmitida para o homem e animal)   uma vez humano infectado através da picada do mosquito , deve-se procurar logo um médico caso não haja um tratamento e diagnóstico definitivo  imediato o  calazar pode levar o humano á morte.

E cães os sintomas pode tá relacionada com feridas na pele, unha grande, lesão na pele, febre, crescimento anormal do baço e fígado alterações renais, emagrecimento, porém existe casos que o animal não apresenta nenhum sintoma clínico, esses chamamos de assintomático. E  deve fazer exames específicos para fechar o diagnóstico.

O tratamento é para o resto da vida do animal acompanhado por um médico veterinário.

Quanto a prevenção temos; coleiras especificas , repelente e VACINA.

PROCURE UM MÉDICO VETERINÁRIO.


Dra. LUDMYLLA  NAYARA-CRMV:1135

Maiores informações pelo WhatSapp (84) 9998-9753