Natal já aplicou ao menos uma dose da vacina em mais de 53% da população

 

FOTO: ALEX RÉGIS

Com a campanha de vacinação contra a Covid-19 avançando, Natal atingiu a marca de mais de 564 mil doses aplicadas. Isso representa que mais de 53% da população elegível para se vacinar já tomou ao menos uma dose de um dos imunizantes ministrados. Entre sexta (23/07) e domingo (25/07), foram 14.478 doses aplicadas, sendo 8.025 na sexta, 4.461 no sábado e 1.992 no domingo. Com o bom ritmo alcançado, já são mais de 152 mil natalenses com o esquema vacinal completo, representando quase 20% da população apta a ser vacinada. Tanto nas 35 salas de vacinação quanto nos quatro pontos no sistema drive-thru a movimentação foi intensa nesta segunda-feira (26). Os últimos grupos que ganharam o direito de se imunizar no Município foram os de pessoas sem comorbidades a partir dos 32 anos e de trabalhadores da indústria a partir de 24 anos.

Patrícia Barbosa, 32, buscou a Unidade de Saúde da Família do Gramoré logo nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira. Ela não escondeu o nervosismo, mas a alegria e o alívio com o recebimento da vacina superaram qualquer tipo de receio: “Estou muito feliz. Trabalho no setor hoteleiro e estamos muito expostos em nossa atividade. Receber a primeira dose já me deixa mais aliviada. Foi tudo muito tranquilo e rápido aqui na USF Gramoré. A equipe é maravilhosa e o atendimento é de qualidade. Agora é seguir, reforçando os cuidados até receber a segunda dose”, contou ela que recebeu a vacina Butantan/Coronavac.

A mesma emoção foi compartilhada pelo tatuador Israel Nascimento, 35. Ele não havia se vacinado ainda, pois estava resolvendo questões burocráticas no trabalho, mas assim que solucionou tudo foi até o Palácio dos Esportes e se vacinou no ponto destinado aos pedestres com a vacina da Oxford/Astrazeneca/Fiocruz: “Passou um pouco da minha faixa etária, porém o importante é estar aqui. Hoje é um dia muito especial e agora é continuar com todos os cuidados, usando máscara, álcool, evitando aglomerações até ficar completamente imunizado”, disse.

A secretaria municipal de Saúde (SMS) lembra que as grávidas, puérperas e lactantes, bem como os demais grupos anteriormente contemplados, também podem buscar um dos quatro drives neste fim de semana, reforçando que as informações oficiais sobre os grupos em vacinação, locais de aplicação, filas nos drives, documentação e dúvidas frequentes estão disponíveis em www.vacina.natal.rn.gov.br. Para agilizar o processo de imunização, é importante que seja efetuado antecipadamente o cadastro no RN Mais Vacinas.

“Graças ao empenho, trabalho, planejamento e organização, a nossa campanha de vacinação contra a Covid-19 tem obtido resultados bastante expressivos. Estamos passo a passo, caminhando para vencermos essa pandemia. Mesmo com o avanço da vacinação, impactando positivamente na diminuição dos leitos ocupados, infecções e óbitos, precisamos ficar alertas e manter todas as precauções, até que a maior parte da população esteja imunizada. A Prefeitura de Natal vai continuar oferecendo toda essa estrutura para vacinar o quanto antes mais natalenses”, concluiu o prefeito Álvaro Dias.