Ministério oferece 50 mil vagas em cursos voltados para profissionais da segurança pública condutores de veículos de emergência

 


O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) vai oferecer 50 mil vagas para os cursos "Condutores de Veículos de Emergência - CVE” e “Atualização de Condutores de Veículos de Emergência - ACVE”. As inscrições começam neste sábado (10) e são exclusivas para profissionais que integram o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), responsáveis pela condução de veículos de emergência. Capacitações integram condutores de carros utilizados para policiamento, socorro de incêndio, salvamento, fiscalização de trânsito e ambulâncias. 

Essas capacitações, desenvolvidas pela Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen) do MJSP, são autoinstrucionais e buscam atualizar os profissionais da segurança pública, conforme exigência prevista no Código de Trânsito Brasileiro. 

Os cursos serão realizados até o final do ano e serão divididos em cinco edições, com 10 mil vagas para cada uma. O CVE e o ACVE possuem cargas horárias de 60 horas/aula e 16 horas/aula, respectivamente, e estão divididos em quatro módulos: legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros e respeito ao meio ambiente e convívio social. Em ambos os cursos, o aluno tem 30 dias para conclusão. 

Os interessados em participar da capacitação devem, primeiramente, se cadastrar na plataforma Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública) para, em seguida, acessar a Rede EaD-Segen para realizar a inscrição. Para quem já é cadastrado no sistema, basta entrar no portal com login e senha. As inscrições estão abertas e irão durar enquanto o curso constar na plataforma. 

Confira o cronograma para as inscrições:  

1ª Edição  

Inscrições: 10 a 20 de julho / Aulas: 01 a 30 de agosto 

2ª Edição  

Inscrições: 10 a 20 de agosto / Aulas: 01 a 30 de setembro 

3ª Edição  

Inscrições: 10 a 20 de setembro / Aulas: 01 a 30 de outubro 

4ª Edição  

Inscrições: 10 a 20 de outubro / Aulas: 01 a 30 de novembro 

5ª Edição  

Inscrições: 10 a 20 de novembro / Aulas: 01 a 30 de dezembro 

Mais informações 

A Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen) mantém canal no aplicativo de mensagens Telegram com intuito de divulgar aos profissionais do SUSP os cursos disponíveis na Rede EaD-Segen. Com a ferramenta, o profissional tem acesso, em primeira mão e de forma rápida e segura, à divulgação de cursos e informações atualizadas. 

Para ingressar no canal EaD-Segen, é preciso baixar gratuitamente o Telegram, acessando a loja de aplicativos no dispositivo móvel ou computador (Google Play/Apple Store) e seguir as orientações fornecidas pelo aplicativo. Em seguida, acesse o canal da EaD-Segen e realize a inscrição.