Exposição fotográfica: “Sábado é dia de feira”

 


A cidade de Macau é conhecida pela grande produção de sal sendo este um dos principais fatores que determinaram o povoamento do Rio Grande do Norte. Com isso o comércio local passou a ganhar destaque e em 1974 foi inaugurado o Mercado Municipal de Macau Albino Gonçalves de Melo que passou a ser fonte de renda de várias famílias macauenses e também muito relevante para a cultura local sendo este em 1995 tombado pela Fundação José Augusto por sua importância cultural para o Estado do Rio Grande do Norte.

"Sábado é dia de feira" surgiu há alguns anos quando a fotógrafa Laíne Paiva ao fotografar a feira local da cidade de Macau percebeu que os feirantes ali presentes eram os mesmos da época em que ela quando criança frequentava o mercado com sua avó. Muitos trabalham até hoje no mesmo ponto e alguns contam com a ajuda dos filhos e parentes para manter o comércio aberto e seguir a tradição familiar. A partir daquele momento Laíne começou a documentar e se interessar pelas histórias contadas por estes feirantes, as conquistas e realizações proporcionadas devido ao trabalho, as adversidades enfrentadas para manter o comércio e levar o sustento para muitas famílias principalmente no período da pandemia existente nos dias atuais.

               Com o objetivo de divulgar a cultura local da cidade e a valorização da população e comerciantes de Macau, Laíne teve a ideia de criar uma exposição com as fotos feitas ao logo desses 6 anos, sendo este projeto aprovado no edital de fomento a cultura em 2019 para realização no início de 2020 tendo o apoio da Fundação José Augusto e do Governo do Estado do RN. Porém devido a pandemia o mesmo não pode ser realizado e teve que ser adaptado de forma não presencial e online, sendo assim foi criado o site www.sabadoediadefeira.com para realização da exposição através de uma galeria lançada às 18h do dia 10/07/2021, onde irá mostrar mais sobre as histórias locais e até um pouco dos bastidores das fotos com o intuito de explicar e disseminar mais sobre a fotografia documental e a sua importância.

 

Sobre a fotógrafa

 

Laíne Paiva é natural de Macau/RN e ama capturar momentos de pessoas e contar histórias através da sua fotografia.

Atualmente mora na cidade de Natal/RN e atua na região próxima realizando ensaios fotográficos e coberturas de eventos. Possui graduação em Fotografia e pós em Comunicação em Redes Sociais pela UNP e há 5 anos é fotógrafa da Operação Sorriso, ONG internacional que promove cirurgias em pessoas com lábio leporino, onde passou a buscar na fotografia documental formas de expressar e contar histórias das pessoas.

Nesses 9 anos de carreira já realizou mais de 6 exposições fotográficas coletivas e individuais, teve fotos publicadas em livros e revistas e trabalhos contemplados pela Fundação José Augusto (2019) e nos concursos: Jaeci Emerenciano promovido pela FUNCARTE (2019), na Caminhada Histórica de Natal (2019) e na 1ª Maratona Fotográfica de Parnamirim (2018).

 

 

Serviço:

O quê? Exposição fotográfica “Sábado é dia de feira”

Quando? 10 de julho de 2021 ás 18h00

Onde? Site: http://www.sabadoediadefeira.com

 

Contato: Laíne Paiva (84 9955-3030)

Instagram: @lainepaiva / @lainepaivafotografia