Bolsonaro recebe alta médica

 


Internado desde a última quarta-feira (14) para tratar de uma obstrução intestinal, o presidente Jair Bolsonaro recebeu alta médica na manhã deste domingo (18) do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo (SP), para onde foi transferido ainda na quarta após dar entrada no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília (DF).

A informação foi confirmada por volta das 9h deste domingo em um boletim médico divulgado pela Secretaria Especial de Comunicação (Secom). De acordo com o comunicado, o presidente deve continuar realizando acompanhamento ambulatorial com a equipe médica assistente.

– O Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, teve alta hoje do Hospital Vila Nova Star, da Rede D’Or. Ele estava internado desde a quarta-feira, 14 de julho, para tratar um quadro de suboclusão intestinal. Ele seguirá com acompanhamento ambulatorial pela equipe médica assistente – diz a nota da Secom.

Bolsonaro foi levado para o Hospital das Forças Armadas, em Brasília, na madrugada de quarta, após sentir dores abdominais e um quadro de soluço persistente. O cirurgião Antônio Macedo, médico que o acompanha desde a facada de 2018, decidiu levá-lo para São Paulo.

A possibilidade de uma cirurgia para desfazer a obstrução chegou a ser cogitada, mas foi descartada posteriormente após o presidente responder bem ao tratamento. Bolsonaro teve 1 litro de líquido tirado do estômago, segundo o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

Nos primeiros dias de internação, o presidente usou uma sonda nasogástrica para se alimentar. Na sexta (16), começou a receber dieta líquida e, no sábado (17), uma dieta cremosa. O médico Antônio Macedo disse que o presidente poderá retomar a agenda normal, mas com alguns cuidados e fazendo atividade física.