Semana do meio ambiente de Natal terá ecodrive para recebimento de lixo eletrônico


O que fazer com os equipamentos eletrônicos que não estão mais em condições de uso na sua casa ou empresa?  Você sabia que existe uma destinação correta para este tipo de resíduo e que ele não deve ser depositado no lixo comum?   Pensando nisso, a Prefeitura de Natal por meio da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), em mais uma parceria com a Natal Reciclagem, instalou o Eco drive-thru do Lixo Eletrônico na programação da Semana de Meio Ambiente de Natal 2021.

Nos dias 02 e 04 deste mês, das 8h às 12h e das 14h às 17h, o ponto de coleta vai funcionar na entrada do Parque da Cidade, na Av. Omar O’Grady, em Candelária. "Será possível fazer o descarte de vários tipos de equipamentos eletrônicos, como computadores, impressoras, telefones, carregadores e eletrodomésticos, entre outros", explica o chefe do setor de Educação ambiental da Semurb, Daniel Henrique de Sousa. 

Qualquer cidadão poderá se deslocar ao ponto de coleta e deixar o seu resíduo eletrônico, com segurança e sem sair do carro. O intuito é estimular as pessoas a separarem seus equipamentos eletrônicos para o descarte seguro.

PROGRAMAÇÃO SEMA 2021

A programação da Sema 2021 está com um leque de opções para você participar e interagir.  Nesta terça-feira (1), serão disponibilizados nas principais plataformas de streaming de áudio, entre elas spotify e deezer, o primeiro episódio da edição especial do podcast "Minuto da sustentabilidade" produzido pelos educadores ambientais da Semurb, com o tema "Tecnologia a favor do meio ambiente: inovações capazes de tornar nosso planeta mais sustentável". E  turminha do Parque da Cidade com as biodicas sobre documentários, filmes e livros sobre a temática da Sema Natal 2021 "Inovar para preservar" nas redes sociais da Prefeitura.  

E encerrando a programação, às 19h30 a palestra on-line "Mudanças climáticas e a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento sustentável no canal do youtube da Prefeitura (youtube.com/natalprefeitura). 

O evento traz o coordenador do Fórum Clima Salvador (BA), Virgílio Teixeira Machado.  O ambientalista é graduado em Comunicação Social pela Metodista de Piracicaba e mestrando em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atua para dar visibilidade às questões climáticas do Nordeste com foco especial para a conservação e restauração das áreas naturais. 

E também a professora adjunta do departamento de Políticas Públicas e do programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), doutora em ambiente e sociedade pela Unicamp, Zoraide Pessoa. A pesquisadora desenvolve trabalhos com foco em questões socioambientais contemporâneas, de sustentabilidade, políticas públicas, planejamento regional, governança ambiental e mudanças climáticas. 

Para mediar o evento estarão os técnicos da Semurb, Gustavo Soares, que é biólogo e tecnólogo ambiental e Flávia Janine de Oliveira, tecnóloga ambiental e mestre em engenharia sanitária. Confira a programação completa aqui.