Escultura em homenagem ao maestro Tonheca Dantas é inaugurada no Seridó


 

No segundo dia de programação do evento que comemora os 150 anos de nascimento de Tonheca Dantas, o Governo do Estado, através da Fundação José Augusto (FJA), e a prefeitura de Carnaúba dos Dantas homenagearam um dos principais artistas responsáveis por elevar o Rio Grande do Norte no cenário nacional da música. Foi inaugurada uma escultura do carnaubense Tonheca Dantas, nesta sexta-feira (11), no município que se tornou Terra da Música através de Lei Estadual nº 10.923, sancionada pela governadora Fátima Bezerra na abertura do Sesquicentenário. A estátua, produzida pelo artista Guaraci Gabriel, tem 8 metros de altura,com cerca de 900 kg e foi afixada na entrada da cidade de Carnaúba dos Dantas, cidade-berço do autor de Royal Cinema. 

 

O evento está sendo organizado pela Fundação José Augusto e integra as festividades coordenadas pela prefeitura. A solenidade de inauguração da obra contou com a apresentação ao vivo da Filarmônica 11 de Dezembro, do Maestro Márcio Dantas.

 

Durante o evento, realizado em formato virtual, a governadora Fátima Bezerra esteve acompanhada do vice-governador Antenor Roberto, do comandante da Polícia Militar do RN, coronel Alarico Azevedo, além das secretárias Ana Costa (Setur). Pedro Brito, da comissão organizadora do Sesquicentenário de Tonheca Dantas, também acompanhou a inauguração por videoconferência, em Natal. Fátima Bezerra destacou o alcance cultural da homenagem.

 

“Esta valiosa solenidade dá continuidade às festividades que compõem o sesquicentenário de nascimento de um dos maiores talentos da música instrumental do Rio Grande do Norte. Este momento especial é selado com a inauguração de uma belíssima estátua que homenageia o compositor Tonheca Dantas”, disse a governadora. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual recebeu uma comenda de honra ao mérito, entregue por Pedro Brito, em nome do município de Carnaúba dos Dantas.

 

A programação segue até o próximo domingo (13), data de nascimento do maestro Tonheca Dantas. Toda a programação pode ser acompanhada pelo  youtube, disponível em:  https://youtu.be/7n8yVyZhnk0