Poeta potiguar Eduardo Ezus lança "Terça Diminuta”, livro de haikais

 


“Terça Diminuta”, livro que reúne 44 poemas poeta do potiguar Eduardo Ezus, está em pré-venda e terá lançamento virtual em breve. 
 
Segundo o autor a maioria dos poemas tem uma forma alternativa ou uma aproximação de como o haikai ficou conhecido no Ocidente/Brasil, sobretudo, após os anos 70, sob influência da contracultura e da poesia marginal. Por vezes questionando-se, como em 
 
Eu por que ego
Se onde chego
De mim desapego?
 
Por vezes, aproximando-se mais do conteúdo e forma empregada pelos haicaístas propriamente ditos, como em 
 
Jardim de pedra
A rosa floriu
E durou
 
O poeta torna exclusivo o terceto em seu livro, feito de poemas escritos nos últimos dez anos, sob diversas influências. 
 
Uma atmosfera zen perpassa o livro, que tem ilustrações e fotografias de Mariana Gandarela. O estado contemplativo chega como um respiro, comenta Cellina Muniz, que nos convida à leitura a partir da orelha do livro; isso, sobretudo, no contexto pandêmico em que vivemos. Assim, de certa forma, pode-se dizer que, pelo teor dos poemas, há uma aproximação à primeira fase do haikai, cujo expoente foi Bashô. A sutileza, discutida no prefácio Música da leveza, assinado por João Batista de Morais Neto (também conhecido como João da Rua), é outra constante, além da musicalidade, daí o título do texto de João. 
 
A folha cai
Quem pensa não sabe
O tremor
 
“Terça Diminuta” foi viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc-Rio Grande do Norte, pela Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
Sobre o autor:
 
O AUTOR
 
Eduardo Ezus é um poeta potiguar que atuou também na música, sendo um dos fundadores da banda Trópicos Reverso, de rock performático. Edita a revista virtual Tamarina Literária (instagram: @tamarina.literaria), em que publica textos de autores locais e de outros estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. Embora não se considere um cronista, escreve às vezes para portais e jornais como JOL-RN, Potiguar Notícias, Jornal DeFato. Também tem contos publicados na Revista Littera e no Blog da Editora Margem, de Minas Gerais – pela qual irá publicar seu segundo livro, Cálida Noite, também de poemas, com previsão para lançamento no segundo semestre de 2021.
 
Pré-venda:
 
Terça Diminuta ficará em pré-venda durante o mês de maio, e o lançamento será virtual, com data a ser divulgada nas redes sociais do autor e da Tamarina Literária. Para mais informações, entrar diretamente em contato por whatsapp - (84) 9 86028344 - ou pelo instagram @ideia.cronica/@eduardo.ezus