Confira cidades do RN que terão internet banda larga gratuita de alta velocidade

 


Ações de ampliação da conectividade e promoção do turismo no Rio Grande do Norte foram o principal tema do encontro realizado em Natal, nesta segunda-feira (24), do qual participaram o ministro das Comunicações, Fábio Faria, e o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Na ocasião foram anunciadas a entrega de novos pontos do programa Wi-Fi Brasil, coordenado pelo Ministério das Comunicações (MCom), além de iniciativas de estímulo ao turismo do estado pelo Ministério do Turismo (MTur), como o lançamento de uma portaria referente à linha de financiamento para o setor e a liberação de recursos para a conclusão do teleférico do município de Santa Cruz (RN).

Programa Wi-Fi Brasil

No âmbito do MCom, os novos pontos de acesso à internet banda larga, gratuita e de alta velocidade, com conexão via satélite, serão instalados em municípios litorâneos do estado, entre eles: Maxaranguape, Baía Formosa, Areia Branca, Caiçara do Norte, São Miguel do Gostoso, Rio do Fogo e Touros.

“Estamos trazendo para o Rio Grande do Norte pontos do Wi-Fi Brasil que irão para as praias, pois assumimos o compromisso de conectar todos os pontos turísticos do Brasil”, destacou o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Por meio do Wi-Fi Brasil, foram instalados até agora no Rio Grande do Norte 336 pontos de conexão. Essas infraestruturas estão em 257 escolas, 26 Unidades de Segurança Pública, 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 10 assentamentos, 2 bibliotecas, 4 telecentros e 23 em outros pontos de inclusão digital.

"Assumimos o compromisso de conectar todos os pontos turísticos do Brasil", ministro Fábio Faria

Manutenção de empregos e previsão de nova atração turística

Devido à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, a expectativa do MTur é a manutenção de empregos no estado por meio da liberação de recursos da pasta para obras e financiamento do setor. “Nosso governo faz o que pode pela manutenção dos empregos e para salvar as empresas. Aqui no Rio Grande do Norte estamos com 207 obras, das quais destaco o teleférico de Santa Cruz, que está em sua quarta etapa, terminando a construção”, ressaltou Machado Neto.

Com a liberação de recursos para a conclusão da obra do teleférico do município de Santa Cruz, será possível realizar o transporte de moradores e turistas do centro da cidade até o Santuário de Santa Rita, que possui a maior imagem católica do mundo, com 56 metros de altura. Ao estimular o turismo religioso, a perspectiva é ter como resultado geração de empregos e de novos negócios no município. As obras, divididas em quatro etapas, contam com recurso de mais de R$ 10 milhões do MTur.

Outro importante lançamento do MTur foi a publicação de portaria que prorroga prazos de pagamento e aumenta os valores da linha de financiamento com recursos da pasta, que é o Fundo Geral do Turismo (Fungetur).

As alterações previstas na portaria do MTur vão possibilitar a extensão e/ou suspensão em até oito meses dos prazos de carência ainda em curso para início do pagamento da amortização, relacionadas aos financiamentos concedidos com recursos do Fungetur.

Turismo 4.0

Para modernizar o setor turístico, o MCom e o MTur têm como missão executar ações de expansão da conectividade e de promoção do Turismo 4.0, cujo objetivo é a adoção da Internet das Coisas (IoT), criação de Polos Tecnológicos, Fóruns de Inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias.

Com a disponibilização da conexão com a internet, o programa Wi-Fi Brasil viabiliza também acesso às políticas de assistência econômica e social do Governo Federal, como o auxílio emergencial, além de ofertar mais oportunidades de emprego e empreendedorismo, educação, opções de entretenimento, telemedicina e diversos outros serviços essenciais para o desenvolvimento do país.

Outras entregas das telecomunicações do MCom no RN

Além da infraestrutura de acesso à internet do programa Wi-Fi Brasil, foram realizadas outras importantes entregas do setor de telecomunicações do MCom no Rio Grande do Norte.

Dentre elas se destacam os 762 computadores doados para pontos de inclusão digital do estado. A iniciativa faz parte do programa Computadores para Inclusão, que recebe doações de computadores e equipamentos eletrônicos em desuso. Essas máquinas são recuperadas e têm como destino a doação em escolas, bibliotecas, prefeituras, abrigos de idosos, telecentros, centros de saúde indígena e outros pontos de inclusão digital localizados em áreas de vulnerabilidade social.

Há também a instalação da infraestrutura de fibra ótica do programa Cidades Digitais, que conectou no município de Riachuelo a prefeitura, secretarias de Saúde e Educação, duas escolas, uma creche, duas Unidades de Saúde, duas praças com Wi-Fi para a população e um serviço de convivência.

Pelo programa Nordeste Conectado, foram ativados pontos de conexão em Mossoró e Caicó, que já estão na fase de conclusão da implantação da infraestrutura.

Fonte: Portal Grande Ponto